IBGE abre nesta terça-feira (23) as inscrições para contratação temporária de recenseador
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Faepe

Censo 2021

IBGE abre nesta terça-feira (23) as inscrições para contratação temporária de recenseador

País por Luciana Peña em 23/02/2021 - 10:40

Em Maringá são 390 vagas. As inscrições podem ser feitas até 19 de março. Também já estão abertas  as inscrições para o processo de seleção simplificado que vai contratar agentes censitários. Os selecionados irão trabalhar no Censo 2021, previsto para começar em agosto.

No último dia 19, o IBGE abriu as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo simplificado que irá contratar agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores. Em Maringá são 42 vagas. As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: www.ibge.gov.br.

Nesta terça-feira, foram abertas as inscrições para recenseadores. Aqui na cidade são 390 vagas.

No Brasil inteiro o IBGE vai contratar 200 mil pessoas para atuar durante a realização do Censo 2021. A coleta de dados está prevista para começar em agosto. Um pouco antes disso, haverá treinamento dos selecionados, como explica o coordenador regional do censo demográfico, Sérgio Ricardo Braga da Silva. [ouça no áudio acima]

O questionário será aplicado a qualquer horário. Entrevistas à noite poderão ser agendadas caso o morador concorde em receber o recenseador. O protocolo sanitário será rigoroso e haverá formas alternativas para realizar a pesquisa demográfica. [ouça no áudio acima]

O censo é realizado a cada dez anos. Em 2020, ele foi adiado por causa da pandemia. A pesquisa demográfica traça um retrato da população brasileira.

A remuneração dos recenseadores será por produtividade, com uma jornada mínima de 25 horas semanais. O agente censitário municipal terá jornada fixa de 40 horas semanais e salário de R$ 2.100,00. O agente censitário supervisor também terá jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário de R$ 1.700,00.