Hospital Municipal passa por teste de redução de carga de trabalho
Foto: Divulgação/Hospital Municipal de Maringá

Saúde

Hospital Municipal passa por teste de redução de carga de trabalho

Cidade por Victor Simião em 30/10/2020 - 18:30

Projeto-piloto da Prefeitura de Maringá propõe jornada de trabalho na escala 12h/60h. Conforme Executivo, 45 funcionários foram implementados nessa medida. Sindicato comemora. 

O Hospital Municipal de Maringá foi escolhido para um teste relativo a redução da carga de trabalho. A medida está no decreto 1611/2020, publicado nesta semana em Diário Oficial. Conforme o documento, é um projeto-piloto que propõe a flexibilização da jornada diária.

45 funcionários foram escolhidos neste momento. Eles atuam na chamada UTI Vermelha. Conforme a normativa, eles irão cumprir escala de 12 horas de trabalho. Depois, descansam durante 60 horas -resultando em 30 horas semanais de atuação. As medidas devem passar a valer em primeiro de novembro, tendo de ser implementadas até no máximo primeiro de dezembro. Horas-extras estão proibidas, segundo o decreto, e o trabalho realizado em domingos, feriados ou declarados facultativos não serão remunerados como extra.

A CBN Maringá procurou a Prefeitura para entender a criação desse chamado projeto-piloto.

O Executivo respondeu por meio de nota enviada pela diretoria de comunicação, nessa sexta-feira (30). O texto explicou que o projeto visa possibilitar a jornada de trabalho de até 30 horas semanais. O objetivo é “melhorar o atendimento da instituição por meio da flexibilização da carga horária profissional. Entre as metas estão a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores operacionais; diminuir o estresse e as chances de erro; prevenir doenças relacionadas ao trabalho; e melhorar o atendimento aos pacientes”.

A nota segue dizendo que “conforme a evolução, outros setores serão contemplados. A jornada de 30 horas semanais já vem sendo implantada na saúde em Maringá dentro de um planejamento. As UPAs já entraram nesse sistema”.

No caso das UPAs, a escala foi aprovada por lei neste ano e passou a ser implementada em outubro.

Ao longo dos últimos anos, o Sismmar, sindicato que representa os servidores do município, vem brigando pela redução da jornada de trabalho de quem saúde. Em alguns momentos, houve recusa por parte da Prefeitura de atender a redução de 40 horas semanais.

Neste ano, houve pressão por parte do Sismmar, que resultou nesta medida. Por isso, a presidente Priscila Guedes comemora. [ouça no áudio acima]

O plano do sindicato é que a carga reduzida em breve seja para todos os profissionais da saúde.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade