Grupo realiza ato criticando CPI da Saúde em Maringá
Os participantes dizem que vai dar em pizza e querem que o Ministério Público investigue os contratos da Prefeitura (Foto: Victor Simião/CBN Maringá)

Mobilizados

Grupo realiza ato criticando CPI da Saúde em Maringá

Cidade por Victor Simião em 29/05/2020 - 16:34

Os participantes dizem que vai dar em pizza e querem que o Ministério Público investigue os contratos da Prefeitura. MP já abriu processo para apurar os fatos. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito diz que grupo está aberto a receber informações de quem tiver interesse. 

Um grupo com cerca de 10 pessoas fez um ato em frente à sede do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Maringá. Vestidos com roupa preta, eles criticaram a composição da CPI da Saúde, criada nesta semana na Câmara Municipal para investigar os gastos da secretaria de Saúde nos últimos 12 meses. O ato foi na tarde desta sexta-feira (29).

Segundo os participantes, a CPI vai dar em “pizza”, já que os parlamentares escolhidos são aliados do prefeito.

Integram a comissão os vereadores Flávio Mantovani (Rede), que é o presidente, Sidnei Telles (Avante), relator, e os membros Mário Verri (PT) e Alex Chaves (MDB). Dr Jamal (PSB) tinha sido escolhido, mas pediu para sair, alegando falta de tempo. Ele é um dos principais críticos da gestão. Os vereadores que ficaram ou fazem parte da base ou são mais próximos ao prefeito Ulisses Maia.

Uma CPI chegou a ser articulada pela oposição, mas as assinaturas não foram suficientes.

Uma das responsáveis pelo ato é a microempresária e pré-candidata a vereadora Karine da Silva. Ela disse querer a ‘CPI da verdade’. [ouça no áudio acima]

A CPI foi aberta após o secretário de Saúde, Jair Biatto, ter dito na Câmara que o poder público paga até três vezes mais na compra de produtos. Ele se explicou depois, dizendo que a razão era a pandemia em alguns casos; e a burocracia em outros. Biatto não usou o termo faturamento em momento algum.

Outra manifestante, a pedagoga Vivian Ibrahim disse que os vereadores têm de mostrar o que há de errado. [ouça no áudio acima]

Em um cartaz, os manifestantes pediam a investigação do Ministério Público e do Gaeco. Em Maringá, o MP abriu um procedimento chamado notícia de fato para apurar a fala de Jair Biatto. No caso do Gaeco, o grupo é um braço do MP em casos considerados complexos. A informação é a de que o grupo não está envolvido na investigação.

A CBN procurou o vereador Flávio Mantovani, presidente da CPI. Por mensagem, disse que houve recusa de outros parlamentares em participar da comissão. Além disso, Mantovani falou que a CPI está aberta a receber informações dos manifestantes de quem mais tiver interesse.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade