Grupo Maringá de Comunicação recebe três novos selos ODS da ONU
Divulgação

Sustentabilidade

Grupo Maringá de Comunicação recebe três novos selos ODS da ONU

Cidade por Redação em 20/10/2021 - 10:35

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC) foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas e receberá três novos Selos da Certificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os três projetos inscritos foram: Boletim Cidadania e Sustentabilidade, com temas sobre consumo sustentável produzido e veiculado pela CBN Maringá (objetivo 12); Passeio Ciclístico da Maringá FM, na promoção de saúde e bem-estar (objetivo 3); e produção de energia limpa, com usina fotovoltaica (objetivo 7). As três iniciativas foram auditadas e aprovadas.

O GMC já passou pelas etapas de treinamento e auditoria, e agora aguarda a etapa final com premiação e entrega de selos, que será realizada durante o evento Summit Pacto Global, nos dias 25 e 26 de outubro. Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae. Em 2017, o grupo recebeu o selo Fome Zero (objetivo 2), pelo show solidário que promove anualmente em comemoração ao aniversário da Maringá FM.

Em feedback após auditoria, a auditora da Certificação Selo ODS, Priscila Brustin, elogiou os três projetos do GMC, revelando que alcançaram quase a nota máxima. “Parabéns pelo trabalho de toda a equipe do GMC porque, realmente, essas ações executadas pelo grupo fazem a diferença na sociedade”, declara.

“Estar alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é planejamento estratégico do Grupo Maringá de Comunicação. Isso é parte de uma nova postura empresarial e executiva, na qual as marcas precisam se comprometer com o desenvolvimento socioambiental”, diz o CEO do GMC, Alexandre Barros.

A diretora de conteúdo do grupo, Jany Lima, diz estar muito feliz com o posicionamento do GMC. “É muito bom trabalhar em uma empresa que leva a sério inclusão e responsabilidade ambiental. O GMC sempre teve tradição em realizar eventos com esse foco, principalmente na área social. Agora, queremos trabalhar esses objetivos sustentáveis não só com a audiência, mas também com os colaboradores e até inspirar outras marcas, em especial no setor de rádios, para que sigam essa iniciativa”, frisa.

De acordo com a diretora de jornalismo da CBN Maringá, Elci Nakamura, fica cada dia mais evidente a importância do engajamento das empresas para que os ODS sejam atingidos até 2030. A CBN Maringá veicula em sua programação a coluna CBN Cidadania e Sustentabilidade, que ganhou um dos selos. A produção do conteúdo é feita pelo consultor em sustentabilidade e em governança colaborativa, engenheiro Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá.

“Toda empresa sonha em crescer, ter mais clientes, aumentar sua influência na sociedade, principalmente uma empresa de comunicação, mas para isso a sociedade precisa também crescer e ter gente em condições de ser cliente. As crises hídrica, energética, social e ambiental que estamos vivendo podem extinguir o sonho. Por isso, no planejamento estratégico de qualquer organização, os desafios do desenvolvimento sustentável devem estar no foco de sua política corporativa”, relatou Silvio Barros, colunista do CBN Cidadania e Sustentabilidade.

“É muito gratificante, mas na verdade a coluna é que tem a intenção de fazer com que os ODS da ONU sejam reconhecidos pela população como fundamentais para a manutenção da vida no Planeta. Fiquei feliz em contribuir para que o Grupo Maringá de Comunicação seja visto pelo Pacto Global como um parceiro comprometido com a Agenda 2030”, completou Barros.

Certificação Selo ODS

Com a proposta de certificar empresas comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Certificação Selo ODS inclui treinamento para as empresas inscritas, auditoria para os projetos, além de premiação (troféus) e entrega de selos.

Ao todo, a Certificação Selo ODS entrega três tipos diferentes de selos: Selo Ouro para empresas comprometidas com os 17 ODS; Selo Prata para as que atendem entre oito e 16 objetivos; e o Selo Bronze para as que atendem entre dois e sete ODS. O selo pode ser utilizado nos materiais de divulgação das empresas certificadas.

Com a Certificação Selo ODS, o Instituto ACIM e Sebrae esperam conscientizar as organizações sobre a responsabilidade socioambiental; formar líderes e multiplicadores de sustentabilidade; melhorar a gestão de projetos socioambientais, mensurando e monitorando práticas sustentáveis; fomentar projetos que cumpram as metas da Agenda 2030 da ONU; e incorporar a sustentabilidade no planejamento e na gestão empresarial.

Os 17 ODS da ONU são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Por assessoria de comunicação/GMC

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Produção de energia limpa com instalação da usina fotovoltaica (ODS 7) | Foto: Arquivo/GMC
Produção de energia limpa com instalação da usina fotovoltaica (ODS 7) | Foto: Arquivo/GMC
Boletim Cidadania e Sustentabilidade produzido e veiculado pela CBN Maringá (ODS 12) | Foto: Arquivo/GMC
Boletim Cidadania e Sustentabilidade produzido e veiculado pela CBN Maringá (ODS 12) | Foto: Arquivo/GMC
Passeio Ciclístico da Maringá FM em 2019, na promoção de saúde e bem-estar (ODS 3) | Foto: Arquivo/GMC
Passeio Ciclístico da Maringá FM em 2019, na promoção de saúde e bem-estar (ODS 3) | Foto: Arquivo/GMC

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade