Governador sanciona lei que cria o programa 'Parceiro da Escola'
Imagem Ilustrativa | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Educação

Governador sanciona lei que cria o programa 'Parceiro da Escola'

Educação por Brenda Caramaschi em 05/06/2024 - 09:06

A sanção foi nessa terça-feira (4). O projeto foi aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa e prevê que empresas privadas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. Pais, alunos e professores ainda serão consultados para decidir se querem implantar o projeto em suas escolas, segundo o governador Ratinho Junior.

A consulta vai acontecer em 204 escolas, nas quais foram observados pontos passíveis de aprimoramento em termos pedagógicos, projetando inclusive a diminuição da evasão escolar. Há exigência de que o parceiro comprove cinco anos de experiência, capacidade técnica e competência para o programa, que devem ser critérios do edital.

A lei ainda deixa claro que o parceiro atuará exclusivamente nas dimensões administrativa e financeira, mantendo sob o controle da Secretaria Estadual de Educação a autonomia absoluta sobre o projeto pedagógico. Em relação à merenda, a Seed deverá fornecer a alimentação, porém o parceiro poderá complementá-la se necessário. O programa não atinge as escolas indígenas, as que atendem as comunidades quilombolas e comunidades de ilhas, bem como as cívico-militares.

O projeto foi alvo de protestos da APP Sindicato e a Alep chegou a ser ocupada por professores e manifestantes contrários. A Assembleia Legislativa do Paraná garantiu junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) uma liminar de reintegração de posse. A Mesa Executiva permitiu e vários manifestantes permaneceram durante a noite na galeria do Plenário, deixando o espaço após as sessões dessa terça-feira (4).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade