Fundação e desenvolvimento de Maringá são temas do podcast ‘Linha do Tempo’
Foto: Divulgação

Episódio 10

Fundação e desenvolvimento de Maringá são temas do podcast ‘Linha do Tempo’

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 10/06/2022 - 12:35

A caminhada pela trajetória e pelas características marcantes de Maringá chega ao fim fazendo um resgate histórico sobre o município. O décimo episódio do podcast “Linha do Tempo” recebeu convidados para relembrar momentos desde a fundação de Maringá até a atualidade, destacando o desenvolvimento urbano e econômico. 

Projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, o podcast, ao longo de 10 episódios, percorreu a história da cidade por meio de conversas com especialistas em diferentes assuntos. 

Fazendo um apanhado com os acontecimentos que marcaram a existência do município, o último episódio da série foi dedicado a comentar a construção da cidade. Durante o bate-papo, o historiador e professor Reginaldo Dias destacou que Maringá foi fundada a partir da organização feita pela Companhia de Terras do Norte do Paraná que, assim como os primeiros moradores destas terras, também acreditava no potencial da região. 

E foi uma ação da própria companhia que marcou a data do aniversário da cidade. “A gente pode considerar que Maringá tem quatro marcos de fundação: começou a ser colonizada no fim dos anos 1930, quando era da circunscrição administrativa de Londrina; em 1942, foi inaugurado o núcleo urbano pioneiro, o Maringá Velho, que era uma fase provisória; o terceiro marco é a data da fundação oficial de Maringá, 10 de maio de 1947, quando Maringá fazia parte da circunscrição municipal de Apucarana; e a quarta fase é a da emancipação municipal, que pode ser vista na promulgação da lei 790/51 e, depois, com a implantação do município com a eleição do primeiro prefeito no final de 1952. Então por que se comemora [o aniversário da cidade] em 10 de maio? Maringá tem um marco diferente, que é uma data constituída pela própria Companhia de Terras. Ela significa o dia em que a companhia consolidava o planejamento da área definitiva de Maringá e liberou a venda dos lotes definitivos. Então, é uma data que mostra um pouco da identidade de Maringá com o empreendedorismo privado”, explicou o pesquisador. 

O planejamento para a fundação do município, inclusive, é uma das características mais marcantes da cidade. Foi esse aspecto que possibilitou um desenvolvimento mais organizado a partir das necessidades da época. “Um engenheiro chamado Jorge de Macedo Vieira vem planejar Maringá e Cianorte com preceitos de um urbanismo com muitas referências teóricas do que estava acontecendo nas cidades mais desenvolvidas do mundo. Os parques da cidade, por exemplo, a gente vê uma relação muito evidente com o Central Park”, destacou a professora doutora em Arquitetura e Urbanismo Fabíola Cordovil. 

No episódio, os convidados José Carlos Barbieri, presidente do Codem, Antônio de Paula, jornalista e escritor, e Lucio Rosas, secretário de Comunicação de Maringá, também fizeram considerações sobre o desenvolvimento do município e os marcos que levaram Maringá a ser considerada uma das melhores cidades do País para se viver. 

Veja os temas dos demais episódios do podcast Linha do Tempo: 

1º episódio: trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM);
2º episódio: história da comunicação em Maringá;
3º episódio: desenvolvimento do comércio maringaense;
4º episódio: arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá
5º episódio: Catedral de Maringá;
6º episódio: influência agronegócio em Maringá;
7º episódio: história do esporte em Maringá;
8º episódio: os imigrantes em Maringá;
9º episódio: história das ruas e avenidas de Maringá.

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá.

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Notícias da mesma editoria