Festival afro-brasileiro começa quarta-feira (20)
Ponto Br é um dos grupos que participam do festival/ Foto: Lela Beltrão

Diversidade

Festival afro-brasileiro começa quarta-feira (20)

Cultura por Victor Simião em 18/11/2019 - 17:10

Edição de número 11 do evento segue com programação até segunda (25).  Coletivo “Ponto Br” é uma das atrações. Haverá lançamento e distribuição de um livro que aborda o ensino dessa cultura em sala de aula. 

Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Maringá realiza a edição de número 11 do Festival Afro-brasileiro. O evento começa na manhã de quarta-feira (20) e segue até segunda (25), na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão de Maringá.

Na programação estão oficinas, palestras, discussões e shows musicais. Artistas locais e de fora se apresentam, e o público pode conferir tudo gratuitamente.

Entre as palestras programadas, uma delas fala sobre a culinária afro-brasileira.

Um dos destaques é o coletivo “Ponto Br”, composto por diversos artistas que representam a mistura da nossa cultura. Eles devem apresentar canções tradicionais, na quinta-feira, a partir das 21h, na Travessa Jorge Amado.

A programação conta, ainda, com oficinas de capoeira, diversas apresentações de danças.

No festival também ocorre o lançamento do livro “Estratégias Para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira”. É na quinta-feira (21), a partir das 14h, dentro em um auditório montado para o evento. Cerca de 50 exemplares da obra vão ser distribuídos gratuitamente para os professores que estiverem no local.

Um dos autores é o professor Delton Felipe, do departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Segundo ele, o livro apresenta perguntas e resposta que podem contribuir para o dia a dia na escola.

No momento do lançamento, haverá uma conversa com a Defensoria Pública sobre a lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro nas escolas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade