Ex-deputado Meurer, condenado na Lava Jato, morre de Covid-19
Laycer Thomaz/ Câmara dos Deputados

CBN Curitiba

Ex-deputado Meurer, condenado na Lava Jato, morre de Covid-19

Paraná por Redação CBN Maringá em 12/07/2020 - 13:20

O ex-deputado federal Nelson Meurer, de 77 anos, morreu na manhã deste domingo (12), em Francisco Beltrão, na região sudoeste do Paraná. Ele estava internado com Covid-19 em um hospital particular da cidade desde a última terça-feira (7). A informação foi confirmada pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde ele cumpria pena de 13 anos e 9 meses, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Meurer foi o primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi preso em outubro.

De acordo com a defesa do ex-deputado, diversos pedidos de prisão domiciliar foram feitos, mas todos foram negados pelo STF. Em função da pandemia, foi realizado também um pedido, em abril, para a progressão de pena para a prisão domiciliar, alegando que o ex-deputado pertencia ao grupo de risco para a Covid-19. O pedido foi negado pelo ministro Luiz Edson Fachin. Nesta semana, após a confirmação da doença, a defesa voltou a pedir a prisão domiciliar, mas até este domingo (12) a solicitação não havia sido analisada pelo STF.

Meurer apresentou sintomas de gripe, principalmente tosse, foi atendido por um médico da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e posteriormente encaminhado ao hospital particular na terça-feira. O diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado no dia seguinte. Meurer era cardiopata, diabético, hipertenso e renal crônico.

A direção da penitenciária informou que os presos que fazem o trabalho externo passaram por exames para Covid-19, e todos testaram negativo.

Prefeitura de Francisco Beltrão lamentou a morte de Meurer, que também foi ex-prefeito do município. Nas redes sociais, a nota reconheceu o trabalho dele em prol de Francisco Beltrão e desejou força para a família. O Prefeito Cleber Fontana decretou Luto Oficial no município.

Repórter Francielly Azevedo da CBN Curitiba