Ética ou o lucro, quem vem primeiro?
CBN Maringá

Opinião

Ética ou o lucro, quem vem primeiro?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/12/2023 - 08:00

Não há empresa sem lucro

O lucro está no DNA das empresas capitalistas. E dizer isso não é pecado e nem coisa de comunista, como as mentes mais curtas. Isso é a essência da condição do porquê há investimentos na prestação de um serviço ou na produção de bem de consumo. Como se diz, ao falarmos das empresas e da busca do lucro, “estamos aqui para isso”.

Mas, a ética, tem lugar nas empresas? Tem, mas não é da natureza do empreendimento, como falamos do lucro. Ética é escolha. É a ação na busca de um sentido e um valor. É relação de compromisso com o que vai além do interesse pessoal e imediato dos beneficiados com o empreendimento.

A conciliação destas duas condições é prática árdua. Não é tarefa fácil. Por isso, a maioria das empresas gostam de serem chamadas de éticas, mas preferem mesmo é ficar com o lucro a qualquer preço. E se puderem aumentar os ganhos, repensam rapidamente nas atitudes éticas.

Um fator que não se pode deixar de levar em consideração é o ambiente cultura onde as empresas são organizadas. A intenção conta na hora de se abrir, iniciar um empreendimento, e durante a sua existência. E no Brasil há uma herança cultural perniciosa com vários aspectos nocivos dentro do ambiente corporativo.

O Brasil não vai bem na ética e compromete o lucro

Não por acaso, empresas brasileiras raramente aparecem entre as empresas mais éticas no mundo.

Uma lista das empresas mais responsáveis ética e ambientalmente no mundo foi feita pelo Instituto Ethisphere. São 135 empresas, em 19 países e 36 setores. No Brasil, nenhuma empresa está na lista. Mesmo a Natura, que já esteve 12 vezes, não aparece.

O país com o maior número de empresas são Estados Unidos, Canadá e Irlanda. Na América Latina aprecem empresas do México, Guatemala e Equador.

Precisamos discutir mais sobre os nossos princípios e qual o preço que pagamos para ter o lucro que desejamos. Empresas são feitas por pessoas e elas são o bem e o mal de um empreendimento. E isso, pode impactar no tão desejado lucro que se espera.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade