Estudantes ocupam sede da Unespar em Paranavaí
Google Imagens/ Ilustrativa

Greve

Estudantes ocupam sede da Unespar em Paranavaí

Educação por Carina Bernardino em 02/04/2019 - 19:30

Acadêmicos reivindicam efetivo para o campus. As aulas estão suspensas

 

Atualizado em 15.04 às 15h50 - Os estudantes encerraram a ocupação e as aulas foram retomadas 

Estudantes da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) de Paranavaí entraram em greve nesta terça-feira (2). Eles ocupam dois dos quatro prédios administrativos do campus e, por conta disso, as aulas foram suspensas. Mas apesar do início da paralisação ter ocorrido agora, desde o dia 25 de março os acadêmicos estão mobilizados contra a falta de efetivo no campus. As decisões foram tomadas em assembleias e a última, que deliberou pelo movimento grevista, contou com quase 500 acadêmicos. Desse total, menos de 30 foram contrários a paralisação.

Heitor Furtado, do comando de greve, diz que faltam docentes e servidores técnicos administrativos. Segundo ele, um documento com as reivindicações dos acadêmicos está sendo elaborado e deverá ser entregue ao Governo do Paraná nos próximos dias.

Desde 2014 não há concurso público autorizado para as instituições de ensino superior do Paraná. Hoje, todas as universidades sofrem com a falta de efetivo. No dia 27 de março, o Governo do Estado autorizou, de forma emergencial, a contratação de professores temporários para as instituições. Até 2018, eram 55 mil horas autorizadas para as sete universidades estaduais e, este ano, o volume foi ampliado para 67.086 horas. O aumento foi de 20%. Somente para Unespar, a autorização foi para contratar 8.560 horas de professores temporários.

De acordo com futuro superintendente da Seti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a medida não resolve o déficit de professores efetivos, mas ajuda a minimizar os prejuízos.

A Unespar de Paranavaí oferta 12 cursos de graduação para quase 2,2 mil estudantes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade