Estudantes da UEM se mobilizam para paralisação desta quarta (15)
Foto: CA de direito

Pela educação

Estudantes da UEM se mobilizam para paralisação desta quarta (15)

Educação por Victor Simião em 14/05/2019 - 16:31

Eles confeccionaram cartazes nesta terça-feira (14). Uma mesa de discussão está programada para esta tarde.

Às 18h, uma mesa redonda com o tema “E se a UEM fechar?” será realizada. É no estacionamento do Restaurante Universitário. Entre outros assuntos em pauta estão o Lepac, o HU e o corte de bolsas.

 

Ao longo desta terça-feira, alguns estudantes da Universidade Estadual de Maringá se mobilizaram. A ação Foi uma espécie de pré-paralisação. Nesta quarta-feira (15), haverá uma paralisação nacional da educação. Não haverá aulas nas universidades públicas.

Nesta terça, estudantes de cursos como Direito, Artes Cênicas e Ciências Sociais fizeram cartazes e faixas com críticas ao Governo Federal. Entre outras frases, foram escritas “Por uma Educação que nos ajude a pensar e não a obedecer”, e “Essa Balbúrdia Formou Seu Ministro” – uma referência ao Ministro da Justiça Sérgio Moro, que estudou na UEM. Em abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que cortaria verbas das universidades que promoverem balbúrdias.

A mobilização na quarta ocorre após uma série de ações do Governo Federal, desde congelamento de orçamento até corte de bolsas de pós-graduação. Na UEM, foram bloqueadas cerca de 30 bolsas.

Um dos organizadores das ações nesta terça é o estudante de artes visuais Cesar Augusto Ferreira. Ele disse que é necessário se mobilizar para mostrar que a educação importa sim.

As mobilizações desta terça e quarta-feira são para mostrar à sociedade a importância da UEM, afirmou.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade