Estudantes da UEM buscam patrocinadores para novo carro de competição

Podcast CBN Maringá

Estudantes da UEM buscam patrocinadores para novo carro de competição

Podcast por Brenda Caramaschi em 15/03/2024 - 07:00

O Podcast CBN Maringá fala sobre a saga de estudantes das engenharias elétrica, mecânica e produção da Universidade Estadual de Maringá que precisam arrecadar verbas para construir veículo tipo gaiola.

Eles estão em busca de patrocinadores para a construção do novo carro do programa Baja SAE Brasil, programa nacional que desafia estudantes de cursos de Engenharias de todo o Brasil para o desenvolvimento de veículos baja, tipo gaiola (off-road), desde a concepção, projeto, construção até os testes de competição.

Os carros desenvolvidos em universidades do País participam de competições regionais e nacionais, sendo que os três melhores carros, vencedores da disputa nacional, são convidados a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

A primeira equipe da UEM foi formada em 2016 e o primeiro carro foi concluído em 2019, após a entrada de um grande patrocinador, que doou até macacão e capacete para o piloto. O veículo pioneiro conquistou o segundo lugar como equipe revelação no campeonato regional Baja Sul do Brasil. O segundo carro veio em 2021 e participou do campeonato nacional do ano passado. Agora, é preciso construir um novo carro.

O veículo é totalmente projetado e construído do zero pelos estudantes, que têm a chance de aplicar, na prática, o que vêem em sala de aula, como explica Fernando Fungaes, aluno do 3º ano de Engenharia Mecânica da UEM e capitão da equipe. 

O nome da equipe é Capibaja UEM, que faz homenagem a capivara, mamífero muito presente nas bacias do Rio Paraná e símbolo de Curitiba, e Baja, que é um veículo para competições off-road. O capitão da equipe diz que o principal desafio para o desenvolvimento do veículo tem sido conseguir recursos suficientes para a produção do off-road. O custo de produção é de aproximadamente R$ 30 mil. 

A verba vem de rifas, venda de produtos, mas a maior parte da renda é de patrocinadores, como explica Guilherme Reis, gerente de gestão da equipe e membro do setor de elétrica do projeto.

O projeto contribui com a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e acaba ajudando a abrir portas. Letícia Alkmin hoje é Engenheira de Processos da Renault do Brasil e a experiência que teve como ex-capitã da equipe enquanto estudava na Universidade Estadual de Maringá fez toda a diferença para conseguir a contratação.

A participação em competições é importante para o desenvolvimento de algumas habilidades que serão essenciais na atuação dos alunos depois da graduação, como explica o professor que orienta o projeto, Julio Dainezi de Oliveira

Quem quiser saber mais sobre o projeto e se tornar um patrocinador pode acessar o instagram https://www.instagram.com/capibaja/ ou entrar em contato pelo email baja@uem.br  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade