Empresa de TI cria plataforma para medir o fluxo de pessoas nas ruas
Foto: Sreenshot

Contra a Covid-19

Empresa de TI cria plataforma para medir o fluxo de pessoas nas ruas

Tecnologia por Luciana Peña em 13/05/2020 - 10:00

Utilizando inteligência artificial e imagens de câmeras públicas a empresa descobriu, por exemplo, que num único dia 2 mil pessoas circularam pela esquina da Rua Santos Dumont com a Basílio Sautchuk. Os dados podem ser úteis às autoridades na tomada de decisões. A empresa foi a única de Maringá selecionada pelo Senai, que vai investir R$ 1,4 mi em soluções contra a Covid-19. 

Na luta contra a Covid-19 a tecnologia da informação é um setor que pode ajudar, e muito. E as mentes dos profissionais desta área estão dedicadas à busca de soluções.

Foi assim, de ideia em ideia, que uma empresa de desenvolvimento de software de Maringá criou uma plataforma que em tempo real consegue produzir um indicador de aglomeração de pessoas. Uma informação essencial para as autoridades de saúde.

A plataforma utiliza inteligência artificial e imagens de câmeras. Para o início do projeto estão em uso três câmeras de segurança que pertencem ao Poder Público e que podem ser acessadas por qualquer cidadão.

O Ceo da empresa Eureka Labs, Anderson Rodrigues de Oliveira, diz que em um único dia uma das câmeras, instaladas na esquina das ruas Santos Dumont e Basílio Sautshuk conseguiu captar o movimento de 2 mil pessoas. [ouça no áudio acima]

O projeto da empresa foi selecionado pelo Senai para receber apoio financeiro. Serão investidos um milhão e 400 mil reais em soluções contra a Covid-19 em dez projetos. Das empresas paranaenses que vão receber os recursos, só esta é de Maringá. E com a ajuda será possível passar para a próxima etapa do projeto em que o objetivo será aumentar o número de câmeras e o volume de imagens processadas. Nesta etapa poderá ser possível, inclusive, mensurar quantas pessoas estão usando máscaras.[ouça no áudio acima]

No futuro há possibilidade de uma parceria com a prefeitura de Maringá e a utilização das imagens captadas pela Secretaria de Segurança.


 

Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

 

Vídeo: Divulgação/ Eureka Labs