Divulgada nesta quarta-feira (22) pesquisa de intenção de voto ao Governo do Paraná
TSE

Ibope

Divulgada nesta quarta-feira (22) pesquisa de intenção de voto ao Governo do Paraná

Eleições 2018 por Redação CBN Maringá em 22/08/2018 - 19:59

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Ratinho Júnior, do PSD, tem 33%. Cida Borghetti, do Progressista, está com 15% e João Arruda, do MDB, aparece com 5%. Dr Rosinha, do PT, tem 3%; Professor Piva, do PSOL, está com 2%. Os candidatos Ogier Buchi, do PSL; Professor Ivan Bernardo, do PSTU; Priscila Ebara, do PCO e Jorge Bernardi, da Rede, têm cada um, 1% das intenções de voto. O candidato Geonísio Martinho, do PRTB, não pontuou. Brancos e nulos somam 22%. E 15% não sabem ou não responderam em quem vão votar.

Na intenção de voto espontânea, quando não é apresentada uma lista de candidatos, o resultado foi: Ratinho Júnior, do PSD, 13%; Cida Borghetti, do Progressista, 5%; Dr Rosinha, do PT e João Arruda, do MDB, 1%. Ogier Buchi, do PSL; Professor Piva, do PSOL; Professor Ivan Bernardo, do PSTU e Jorge Bernardi, da Rede, não pontuaram. 16% dos eleitores ouvidos, disseram que votariam em branco ou nulo e 59% disseram que não sabem em quem irão votar. ou náo responderam.

A pesquisa foi encomendada pela RPC e foram ouvidos 1.008 eleitores em várias regiões do estado, com 16 anos ou mais, no período de 19 a 21 de agosto. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE com o número PR-04869/2018 e no TSE com o número BR-06574/2018.

A Coligação Paraná Inovador, do candidato Ratinho Junior, e o candidato Ogier Buchi, do PSL, ingressaram na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da pesquisa, que foi negada. No entanto, a Justiça Eleitoral ordenou que a divulgação tivesse a seguinte ressalva.

“A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na resolução nº 23.549 - TSE, especialmente quanto a insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes”.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade