Dia Supremo no Brasil
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Dia Supremo no Brasil

O Assunto é Política por Diniz Neto em 04/04/2018 - 10:15

 

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Entra em sai nos partidos se acentua nos últimos dias do prazo de filiações.

TEMPO. Faltam 186 dias para 7 de outubro. Faltam 3 dias para o fim do prazo de filiações e desincompatibilizações para pré-candidatos às eleições deste ano.

DIA SUPREMO.

Todas as atenções se voltam hoje para o Supremo Tribunal Federal.

O momento é de expectativa com relação à decisão de hoje, relacionada à prisão ou liberdade do ex-presidente Lula.

O STF julgará se o presidente poderá recorrer de condenação em liberdade ou permitir a prisão após a segunda instância.

Caso o Supremo decida pela prisão, Lula ainda poderá apresentar um recurso, e tem prazo até o dia 10 para isto.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, só após a rejeição dessa nova apelação pela Oitava Turma do TRF-4, mesmo colegiado que julgou o processo, será considerada esgotada a jurisdição de segunda instância.

Se isso acontecer e se o Supremo permitir a execução da pena, o TRF-4 enviará um ofício ao juiz federal Sergio Moro, que condenou Lula na primeira instância da Justiça Federal, comunicando a decisão. Nesse caso, caberá a ele mandar a Polícia Federal prender o ex-presidente.

Ontem aconteceu manifestação em Maringá. Muita gente compareceu ao ato público em frente à Justiça Federal.

Do lado do PT, não há abatimento. Conversei com o deputado federal Enio Verri. Me disse as dificuldades que estão sendo enfrentadas uniram o partido e os militantes, que eles vão mostrar nas eleições que o partido está vivo e mais forte do nunca.

Ele acredita que Lula, em qualquer cenário, estará no segundo turno e vencerá as eleições.

Ele também me contou detalhes da caravana de Lula. Disse que as manifestações de fato aconteceram. No entanto, não tiveram força para reduzir a presença de milhares de pessoas que foram apoiar o presidente. Segundo ele, a imprensa destacou só as manifestações, omitiu os números e a força das manifestações favoráveis a Lula.

PARTIDOS.

Faltando 3 dias para o fim do prazo das filiações partidárias para candidatos, deputados estaduais têm participado de muitas reuniões.

As trocas de partidos alteram as possibilidades eleitorais. Com isto, em alguns partidos, podem entrar alguns deputados e sair outros. Esperar para conferir.

Uma mudança importante vai ocorrer hoje: O deputado estadual Ademir Bier deixa o MDB para assinar ficha no PSD.

Ele está no seu 5º mandato como deputado estadual. Antes, foi prefeito de Marechal Cândido Rondon.

Cida Borghetti participou na noite da segunda-feira (2), em Londrina, das filiações do locutor de rodeio Marco Brasil e do presidente do SindServ (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina), Marcelo Urbaneja, no Progressistas (PP).

NÓ NO TABULEIRO.

Duas peças importantes no quadro político do Paraná para 2018, o ex-senador Osmar Dias e o senador Roberto Requião, podem dividir espaço no mesmo partido, o PDT. Ou não.

Requião compareceu em evento de filiação da senadora Kátia Abreu ao PDT. A senadora foi expulsa do MDB e foi recebida com muita festa no PDT, com a presença do pré-candidato a presidente, Ciro Gomes. Kátia Abreu é pré-candidata a governadora de Tocantins.

O senador Roberto Requião contou que compareceu à filiação para representar um grupo de senadores independentes que apoiam Kátia Abreu. “A senadora, minha amiga Kátia, sofreu um processo duro dentro do PMDB, foi excluída. Está hoje se filiando ao PDT e os peemedebistas que a expulsaram estão na cadeia”, disse.

Requião é senador, pode ser candidato ao Senado e também a governador.

Ele sofreu o pedido de abertura de um processo de expulsão no MDB, onde hoje está desconfortável. Suas posições são contra o presidente Michel Temer, do seu partido.

A filiação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao MDB, amplia a zona de desconforto do senador. Se Lula for candidato, Requião o apoiará. Caso não seja, possivelmente o apoio de Requião será para Ciro Gomes, do PDT.

Ciro Gomes é um problema para Osmar, o PDT e o Podemos do Paraná, partidos que desejam apoiar Alvaro Dias, do Podemos, para presidente.

PODEMOS EM MARINGÁ.

A direção local do partido realizou reunião ontem para receber o novo filiado, Ricardo Maia.

Participaram da reunião o novo presidente, Marcos Superti, o ex-presidente Carlão, o advogado e contador Juarez Firmino, pré-candidato a deputado federal, e o pastor José dos Santos, pré-candidato a deputado estadual.

Objetivo do partido: Apoio às candidaturas de Alvaro Dias a presidente da República e Osmar Dias, pré-candidato a governador pelo PDT.

INVESTIMENTO. Cida Borghetti afirmou ontem que o novo investimento da montadora Volkswagen do Paraná confirma o bom momento econômico do Estado e o ambiente favorável ao setor produtivo. A multinacional anunciou nesta terça mais R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais em cerimônia com o governador Beto Richa, a vice e o presidente da Volkswagen na América do Sul e Brasil, Pablo Di Si. O investimento tem o apoio do Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo.

CONTRA.

Ratinho Junior votou contra nova gratificação a juízes e promotores. Defendeu que em momento de crise é preciso aplicar todos os recursos públicos possíveis para serviços e obras essenciais.

A gratificação foi aprovada por grande maioria de votos. Bancada liderada por Ratinho Junior ajudou a aprovar o projeto, o que rendeu críticas e comentários sobre o seu voto.

AUTISMO. A Secretaria Municipal da Educação (Seduc) iniciou a Semana de Conscientização do Autismo nesta segunda, 2.

A programação segue nesta quarta, 4, e quinta, 5, com capacitação para profissionais da saúde, das 8 às 12 horas no Auditório Hélio Moreira.

Haverá momento para as famílias, das 19 às 22 horas. O encerramento, no domingo, 8, será marcado com a caminhada de conscientização do autismo, às 9 horas, no Parque do Ingá.

MAIS LICENÇA. O presidente da Câmara, Mario Hossokwa, que se recupera de uma cirurgia cardíaca, pretendia voltar no dia 8 de abril. Mas ele deverá prorrogar a sua licença médica.

ESTÁ BEM. O ex-presidente da Câmara, Walter Guerlles, também se recupera de cirurgia cardíaca. O susto foi grande, mas providencial. Ele está bem.

AGENDA. Para atender as caravanas do que estão confirmando presença para a posse, Cida Borghetti permanecerá no Palácio Iguaçu durante toda a sexta-feira (6).

Logo após a posse como governadora, Cida se dirigirá ao gabinete para receber os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que prestigiarem a solenidade.

MUNICÍPIOS

INVESTIGAÇÃO. A Polícia Militar está investigando a destruição de 50 palmeiras, na madrugada de sexta-feira, em Itambé.

IDENTIFICAÇÃO. Foram identificados três menores e sete pessoas, todos moradores de Itambé. Eles vão responder por dano ao patrimônio público e terão que indenizar o município.

MARIALVA. No próximo dia 11 vence o prazo para o pagamento da taxa de alvará para as empresas. O desconto para pagar à vista é de 5%.

IPTU. Os carnês de IPTU começam a ser distribuídos este mês e a data para pagamento em parcela única com 10% de desconto é dia 11 de maio. Donos de terrenos precisam ir à prefeitura retirar os carnês.

FALECIMENTO. Morreu nesta madrugada, em Floraí, Ailton Herradon Rugoni, pai do prefeito Fausto Herradon. Ele tinha 70 anos e trabalhou muitos anos na Sanepar. Sepultamento será nesta quarta-feira às 17h em Floraí.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade