Dia Internacional da Tolerância é uma data para reflexão
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

16 de novembro

Dia Internacional da Tolerância é uma data para reflexão

Por Luciana Peña em 16/11/2019 - 09:08

16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Você é tolerante? E o mundo, precisa de mais tolerância? Nós conversamos sobre o assunto com o professor de Direito Penal e Direitos Humanos da PUC, Marco Alexandre Souza Serra.

Player Ouça a reportagem

Um dos significados da palavra tolerância é a capacidade de aceitar nos outros maneiras de pensar e agir diferentes ou até opostas à nossa maneira de ver o mundo. Ou seja, você não não é obrigado a mudar, apenas a respeitar, reconhecer que a sua maneira de pensar não é a única. Na religião, na política... Como o ditado popular: ninguém é dono da verdade. No mundo de hoje, cada vez mais polarizado, é bom sempre lembrar que a tolerância é uma qualidade humana, que deve ser valorizada. E tem até um dia só para ela: 16 de novembro, Dia Internacional da Tolerância. Nós conversamos sobre o assunto com o professor de Direito Penal e Direitos Humanos da PUC Paraná, em Maringá, Marco Alexandre Souza Serra. Ele explica que a data faz parte de uma declaração de 1995 da Unesco, organismo da ONU dedicado à educação, ciência e cultura. Pilares que estão sob ataque pelo mundo afora, daí a importância de lembrar a data, recuperando o significado desta declaração. .

E para exercitar a tolerância é bom ter sempre em mente que é saudável a convivência entre diferentes. E reconhecer a diferença é o primeiro passo. Outras datas importantes nesse sentido vêm por aí.

Fica a reflexão e que deve ser levada para todos os outros dias do ano.

Notícias da mesma editoria