Desde o início deste mês, torre de controle voltou a funcionar 24h por dia
Luciana Peña/CBN Maringá

Aeroporto

Desde o início deste mês, torre de controle voltou a funcionar 24h por dia

Cidade por Luciana Peña em 15/02/2019 - 10:17

Os servidores do Cindacta foram embora e uma empresa terceirizada presta o serviço. Um concurso foi aberto para contratar funcionários efetivos.

Luciana Peña/CBN Maringá
Luciana Peña/CBN Maringá

No começo do ano passado, por ordem do Tribunal de Contas, o aeroporto de Maringá precisou dispensar os controladores de tráfego aéreo que eram militares da reserva da aeronáutica. A torre, que funcionava 24 horas por dia, precisou reduzir o horário de atividade, e passou a atuar das 4h30 da madrugada até a meia noite. E com servidores “emprestados” do Cindacta. Para regularizar a situação o aeroporto precisou contratar uma empresa para oferecer mão de obra especializada. O contrato só foi concluído agora em fevereiro, e desde o dia primeiro a torre voltou a funcionar 24h.

Nós fomos conhecer de perto a torre e o trabalho de controle e meteorologia. O observador meteorológico Anderson Araújo diz que a cada hora ele detalha as condições do tempo na região do aeroporto, para abastecer o sistema que outras torres acessam.

A torre de controle garante a segurança dos pousos e decolagens, diz o diretor de navegação aérea Wellington Nascimento.

Agora o aeroporto abriu concurso para contratar profissionais para a torre de controle e desta forma atender a recomendação do Tribunal de Contas sem necessidade de terceirizar o serviço. O concurso também irá contratar servidores para funções administrativas. São 11 vagas. Os salários variam de 1490 reais a 6 mil reais. As inscrições abrem dia 20. As provas estão marcadas para o dia 28 de abril.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade