Debate na UEM discute lei sobre ocupação dos limites entre as áreas urbana e rural
UEM (Foto: Ilustratica/UEM/ASC)

Maringá

Debate na UEM discute lei sobre ocupação dos limites entre as áreas urbana e rural

Cidade por Luciana Peña em 28/10/2019 - 10:06

A promoção é do BR Cidades. O debate é importante por causa de uma mudança na legislação que atende pedido do Ministério Público. Especialistas entendem que o melhor seria impedir a expansão da cidade enquanto não se ocupam os vazios urbanos.

 

.

As cidades precisam crescer. Mas todo crescimento traz demandas. Ruas, avenidas, rede de esgoto, transporte, iluminação, creches e por aí afora. Uma lei federal determina que novos loteamentos só sejam abertos em áreas com infraestrutura, o que é mais raro de encontrar nas bordas da cidade. 

Em Maringá, uma lei permite o loteamento em terrenos contíguos ao perímetro urbano, desde que parte dos projetos seja destinada à habitação social. O Ministério Público está cobrando a construção destes imóveis.. Acontece que a lei fala em projetos e não em execução. Por isso o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial está elaborando uma mudança  na legislação para deixar o texto mais claro. 

Com a mudança, os novos loteamentos terão que reservar uma quantidade de terrenos para a habitação social. Um debate sobre essa mudança será realizado na noite desta segunda-feira na Universidade Estadual de Maringá. 

A promoção do evento é do BR  Cidades, núcleo que reúne especialistas na discussão de problemas urbanos. 

A urbanista Beatriz Fleury professora da UEM e que integra o BR Cidades e o Conselho de Planejamento, diz que o debate é necessário porque especialistas entendem que em primeiro lugar deve-se pensar a ocupação dos vazios urbanos, muito mais importante do que liberar loteamentos à beira da cidade, que em muitos casos pode ferir a lei federal sobre ocupação de terrenos contíguos à área urbana.

O debate será realizado às 19h no auditório do Bloco C-67 da UEM. E nessa terça-feira (29), a mudança na legislação será tratada numa  Conferência Pública, às 19h, na Câmara Municipal.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade