Coronavírus e o efeito colateral econômico
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Coronavírus e o efeito colateral econômico

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/03/2020 - 08:37

Estamos preocupados com o coronavírus, temendo os desdobramentos da propagação da doença, inevitável em uma sociedade com a integração econômica que temos e com a constante movimentação de pessoas. A conduta preventiva é a principal medida para se conter a doença ou reduzir o seu efeito.

Temos que ter dimensão e nos prepararmos também para os efeitos econômicos que a doença apresenta. As medidas de prevenção tem seu preço. Podemos começar com a quarentena de cidades inteiras, da redução de movimentação em viagens e eventos. Estamos diante da suspensão de atividades de empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais. 

O não consumo de produtos e serviços reduz a movimentação de capital e ameaça empreendimentos. Quanto mais tempo as medidas permanecem os prejuízos aumentam e podem ser fatais para várias empresas. O que gera também um efeito social. Há desemprego que pode crescer por falta de demanda no mercado. E não podemos esquecer que este efeito estará presente por ainda um bom tempo depois que a propagação do vírus for controlada e perder força de contaminação.

Logo, se o coronavírus ameaça a vida das pessoas, principalmente de crianças na primeira infância ou idosos, os efeitos da doença sobre a economia afeta a todos, em especial os mais saudáveis e produtivos em um primeiro momento, todos os seus dependentes em cadeia. Esta é nossa maior fragilidade.

Esta lição deve ficar desta doença. Levarmos em consideração o quanto vivemos em uma economia de aspectos planetários e de dependência em cadeia extensa e intensa. Aprendermos a prevenir esta condição é muito mais difícil que a doença. Porém, ter consciência disso ajuda a estimular a necessidade de resolução de problemas que pensamos ser dos outros, distantes, mas que estão mais perto de nós do que imaginamos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade