Consumidores devem exigir cumprimento das normas de desempenho
Luciana Peña/CBN Maringá

Construção Civil

Consumidores devem exigir cumprimento das normas de desempenho

Economia por Luciana Peña em 22/05/2019 - 11:51

Desde 2013 estão em vigor as normas de desempenho na construção civil. Elas determinam, por exemplo, a qualidade acústica, térmica e a vida útil de uma edificação.

A casa ou o apartamento dos sonhos pode virar um pesadelo se tiver muito barulho, calor ou frio em excesso, piso com risco de acidentes, entre outros detalhes. Mas desde 2013, estão em vigor no Brasil normas de desempenho para edificações. Elas determinam quais requisitos de habitabilidade devem ser cumpridos pelas empresas de construção civil nas edificações residenciais. No banheiro ou área de serviço o piso não pode ser muito polido porque há risco de queda. Nos ambientes onde os moradores passam mais tempo, como a sala de estar, a luminosidade tem que ser suficiente. E a acústica deve proteger a casa dos barulhos vindos da vizinhança. O tema foi debatido no fórum sobre boas práticas na construção civil realizado pelo Sinduscon, o Sindicato da Construção Civil do noroeste do Paraná.

A palestrante Maria Angélica Covelo, engenheira civil, diz que o país ainda precisa avançar na implementação das normas.

Na Europa, normas de desempenho em edificações começaram a ser implantadas no ano de 1984.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade