Compartilhamento de carro, já pensou nessa opção?
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

CBN Cidadania e Sustentabilidade

Compartilhamento de carro, já pensou nessa opção?

CBN Cidadania e Sustentabilidade por Gilson Aguiar em 11/08/2020 - 08:35

A tecnologia mobile de comunicação se tornou um aliado estratégico para melhorar o trânsito e a vida das pessoas.

Para quem mora em alguma grande cidade brasileira, provavelmente já está mais do que familiarizado com a sensação (de impotência!) de ficar horas preso no trânsito para fazer o trajeto casa-trabalho. Para ter uma ideia: se você passa três horas no trânsito, todos os dias, para fazer o percurso (e a maioria dos brasileiros passa!), significa que você terá três anos, seis meses e 28 dias da sua vida perdidas dentro do carro. TRÊS ANOS, SEIS MESES E 28 DIAS! Já pensou tudo o que daria para fazer nesse tempo?

Para tentar reduzir esse stress diário, o ideal é procurar um meio de transporte alternativo. Entre as opções, o compartilhamento de carro é, com certeza, uma boa pedida. Ainda não diminui muito o tempo de locomoção, é verdade, mas pelo menos alivia para o motorista: uma vez você dá carona num semana e na outra vai e volta no banco do passageiro e assim todo mundo se estressa um pouco menos, economiza dinheiro, reduz a poluição e quando bastante gente estiver fazendo isso, também vai diminuir o numero de carros nas ruas e o tempo que gasta hoje para se locomover.

Para fazer a carona compartilhada acontecer, não é difícil. A comunicação é a chave do sucesso. Já parou para pensar quantas pessoas no seu prédio trabalham na mesma região que você e poderiam dividir o transporte? Quantos estudantes que moram perto um do outro frequentam a mesma escola mas não sabiam que poderiam diminuir aquele congestionamento terrível no portão na hora da entrada e saída das aulas. E ainda tem as oportunidades de viagem também. Na pandemia com a redução drástica de vôos e na frequencia dos ônibus interurbanos, a carona para viajar ganhou impulso. Tudo isso só foi possível graças a tecnologia de telefonia móvel, aos aplicativos e ao sistema de georreferenciamento. Para quem quer conhecer mais sobre isso, segue aqui uma lista de aplicativos que prometem ajudar a achar companheiros para sua carona solidária.

Notícias da mesma editoria

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade