Como as pessoas com deficiência enfrentam os obstáculos?
Foto e vídeo: CMDPD

Maringá

Como as pessoas com deficiência enfrentam os obstáculos?

Cidade por Luciana Peña em 20/09/2019 - 13:09

Uma ação nesta sexta-feira (20) em Maringá deu a oportunidade de sentir na pele as dificuldades do dia a dia. 

Nesta sexta-feira começou a Semana Municipal  da Pessoa com Deficiência. E uma ação do CMDPD, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  reuniu na travessa Jorge Amado pessoas com e sem deficiência. Durante o evento era possível sentir na pele as dificuldades de uma pessoa cega ou cadeirante, por exemplo. Com os olhos vendados, o Gabriel Machado experimentou a sensação de andar sem ver o que está à frente. 

Mas se aqui as dificuldades são simuladas, na cidade os obstáculos são bem reais. E a Leila Zacarias, cadeirante, quase desistiu de chegar ao evento. Um obstáculo deixou a Leila assustada. E não é para menos. Que pedestre não se assusta ao passar entre os carros no paredão de tapumes da obra do terminal Intermodal? Não há qualquer segurança ou sinalização. 

E é esse o objetivo da Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesse sábado, 21 de setembro: dar visibilidade aos portadores de deficiência, diz Jonathan Amorin Peres, vice-presidente do CMDPD.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade