Coletor de lixo faz um alerta à população: cuidado com o descarte de material cortante
Esta semana, o coletor se feriu com vidros que estavam descartados de forma irregular perto de uma lixeira (Foto: Arquivo Pessoal)

Você faz a pauta

Coletor de lixo faz um alerta à população: cuidado com o descarte de material cortante

Cidade por Luciana Peña em 29/07/2020 - 13:11

Esta semana, o coletor se feriu com vidros que estavam descartados de forma irregular perto de uma lixeira. Ele teve um ferimento profundo na perna e está de licença médica.

Mesmo utilizando equipamentos de proteção, como luvas, os coletores de lixo em Maringá estão sujeitos a sofrer acidentes ao recolher os resíduos.

Isso porque muitos moradores descartam o lixo sem cuidado. Por exemplo: os vidros devem ser acondicionados de forma que não ofereçam risco. Pode ser numa garrafa pet.

É uma atitude simples e que faz toda a diferença. O coletor Jonas Teixeira Garcia sabe bem que diferença faz. Ele é servidor da Prefeitura de Maringá há 28 anos e trabalha na coleta há dez.
Esta semana ele sofreu um acidente quando estava trabalhando. Cortou a perna num monte de vidro deixado na base de uma lixeira. Era noite, ele não viu o vidro e se machucou. [ouça no áudio acima]

O vidro estava descartado de forma perigosa, oferecendo riscos também a outras pessoas, inclusive crianças. [ouça no áudio acima]

Todo mundo quer o lixo longe de casa, mas nem todo mundo pensa nas pessoas envolvidas neste trabalho de coleta.
Jonas faz um apelo à população. Na hora de descartar o lixo pense em quem está na outra ponta. Quem vai pegar este material. Trabalhadores que não param nem mesmo na pandemia. [ouça no áudio acima]

A Prefeitura de Maringá informou que tem cartilhas e vídeos educativos orientando a população sobre a forma correta de acondicionamento de materiais cortantes.

Ouça a orientação da gerente de Coleta Seletiva da Semusp, Secretaria de Serviços Públicos, Aline Ramos Gava.

Objeto cortante estava descartado de forma irregular em um local escuro (Foto: Arquivo Pessoal)
Objeto cortante estava descartado de forma irregular em um local escuro (Foto: Arquivo Pessoal)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade