CEP se reúne para decidir se retoma o calendário acadêmico
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

UEM

CEP se reúne para decidir se retoma o calendário acadêmico

Educação por Luciana Peña em 01/08/2019 - 10:22

A reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM começou às 9h e deve se estender até o meio dia. Nesta primeira parte da reunião os professores da graduação podem opinar sobre a retomada ou não do calendário acadêmico. Numa das falas contra a retomada, uma professora citou as condições impostas pelo governo para a renovação dos contratos dos professores temporários. Segundo ela, as condições não se limitam à retomada do calendário e ameaçam a autonomia universitária.

Em defesa da retomada do calendário, uma docente citou o esvaziamento da universidade, com alunos voltando às cidades de origem. Ela lembrou inclusive do assalto registrado esta semana no campus e reclamou que nesta paralisação o calendário foi suspenso muito rapidamente, bem antes se comparado a greves anteriores.

O conselho foi convocado porque com o calendário acadêmico suspenso a reitoria não consegue renovar os contratos de mais de cem professores temporários que venceram nessa quarta-feira (31).

Após a fala dos professores, vem a reunião do colegiado, com mais de 70 integrantes, e que dá a palavra final. O reitor da UEM, Júlio Damasceno, é um dos integrantes do colegiado.

A reunião do CEP não tem relação com a greve dos servidores, mas a retomada do calendário enfraquece o movimento. Por isso, o sindicato cancelou a panfletagem no centro da cidade, que estava marcada para esta manhã, e decidiu acompanhar a reunião do conselho. Outro fato que pode enfraquecer o movimento em Maringá é o fim da greve em Londrina. Lá os servidores decidiram suspender a greve e retomam as atividades na segunda-feira (5).

Atualização (às 11h17): Câmara de graduação do CEP recomenda a retomada do calendário acadêmico. Agora o colegiado decide.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade