Catedral de Maringá não será afetada pela Lei de Quota de Altura, diz vereador
Foto: PMM

Polêmica

Catedral de Maringá não será afetada pela Lei de Quota de Altura, diz vereador

Cidade por Luciana Peña em 03/08/2022 - 20:30

Autores do projeto de lei ouviram especialistas em patrimônio histórico e em meio ambiente e decidiram delimitar no texto da lei quais as áreas em que será permitido construir prédios mais altos.

 

O projeto de lei que permite a construção de prédios até 699 metros acima do nível do mar em Maringá é de autoria do vereador Mário Hossokawa, presidente do Legislativo.

O vereador Sidnei Telles, que representa a Câmara no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT), também assina o projeto.

O objetivo da chamada Lei de Quota de Altura é adequar a legislação municipal à nova diretriz  publicada pelo Comando da Aeronáutica e valeria, de acordo com o texto inicial, apenas para regiões da cidade em que já é permitido construir prédios até 650 metros acima do mar, como o Novo Centro, por exemplo. 

Mas desde o ano passado, quando a proposta começou a tramitar na Câmara Municipal, vem gerando polêmica. 

Há um ano o núcleo Maringá do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) enviou um ofício ao Legislativo pedindo o arquivamento do projeto.

E esta semana a Cúria Metropolitana pediu a retirada de pauta do projeto na Conferência Pública Municipal de Ordenamento Territorial, que foi realizada na segunda-feira (1º)

Nos dois casos a preocupação é com um símbolo do patrimônio histórico e da identidade de Maringá: a Catedral.

Mas o  vereador Sidnei Telles diz que não há nenhum risco nem à Catedral, nem aos bosques e outras áreas sensíveis do município.

Uma câmara técnica foi criada ainda no ano passado, seguindo as normas do Estatuto das Cidades, e especialistas em patrimônio histórico e em meio ambiente discutiram o projeto.

Com base nesta discussão, a Lei da Quota de Altura ganhou um novo texto delimitando áreas em que nenhum prédio poderá ser construído e aí entram o entorno da Catedral e o corredor do Eixo Monumental, e áreas em que os prédios poderão chegar a 699 metros acima do nível do mar, caso já tenham autorização para 650 metros. [ouça o áudio acima]

A previsão é que o projeto volte a ser apreciado em Conferência Pública daqui 40 dias.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade