Candidatos têm direito a 30% dos recursos e do tempo de propaganda
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Candidatos têm direito a 30% dos recursos e do tempo de propaganda

O Assunto é Política por Diniz Neto em 24/05/2018 - 14:20

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

TEMPO Faltam 136 dias para as eleições, que serão realizadas no domingo, 7 de outubro.

CANDIDATAS DEVERÃO RECEBER 30% DOS RECURSOS DO FUNDO PARTIDÁRIO E ELEITORAL

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (22) que os recursos do Fundo Partidário destinado aos partidos políticos devem ser distribuídos igualitariamente entre candidaturas de homens e mulheres, ficando pelo menos 30% para o financiamento de campanhas de mulheres. Pela decisão, o tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV também deverá ter a mesma divisão.

Ao votar sobre a questão, a relatora do caso, ministra Rosa Weber, disse que a Justiça Eleitoral sempre estimulou ações afirmativas para aumentar a participação das mulheres na política. Além de defender a igualdade na distribuição de recursos, Rosa citou dados que mostram que o Brasil tem cerca de 10% de representação feminina na Câmara dos Deputados e 14% no Senado, números inferiores em relação a parlamentos de países que restringem a participação da mulher na sociedade, como Afeganistão, Iraque, Paquistão, Arábia Saudita e Nigéria.

PISTA OFICIAL DE SKATE

Será assinada hoje, às 15 horas, na Vila Olímpica, ordem de serviço para construção da pista de skate com dimensões olímpicas, no padrão internacional, exigidos pela CBSK, a Confederação Brasileira de Skate.

A ordem será assinada pelo prefeito Ulisses Maia, com a presença do deputado federal Edmar Arruda, que destinou recursos de emenda para a obra.

A pista é um sonho da Associação Maringaense de Skate, à época presidida por Bacurau, hoje gerente da Juventude. A pista terá 1.093 m².

APOIO URBANO O movimento dos caminhoneiros tem recebido crescente apoio da comunidade maringaense. Ontem vários movimentos e grupos se mobilizaram.

O vereador Do Carmo está apoiando desde a segunda-feira, o movimento, dedicando inclusive tempo para permanecer com os manifestantes nos pontos de paralisação.

O Movimento Brasil Limpo se mobilizou e está apoiando os caminhoneiros com suprimentos, além de realizar manifestações pela cidade.

O subtenente Ademir Mendes, da PM, está mobilizando militares da reserva para apoiar o movimento.

A paralisação dos caminhoneiros está ganhando adesão de trabalhadores, profissionais liberais, empresários. As pessoas estão se preparando para um movimento por vários dias.

Em Itambé agricultores se somaram aos caminhoneiros, a exemplo do que está acontecendo em Santa Catarina e outros lugares do país e da região.
Vi postagens de também de Astorga, Floraí e outros municípios.

FLASH MOB ÀS 15 HORAS

Movimento na interne propõe um flash mob gigante hoje, no Brasil, às 15 horas. A proposta é que as pessoas parem seus veículos, onde estiverem, nas ruas e avenidas, às 15 horas, em todo o país, se manifestando contra o preço dos combustíveis e contra o governo.

CRIMINALIZAÇÃO NA POLÍTICA

Este será o tema da III Conferência de Direito Eleitoral da OAB, no dia 28 de maio, a partir das 19 horas, no auditório Dona Etelvina, no Unicesumar. Inscrições

O debate será sobre a “A Criminalização da Política”, com os convidados Joelson Dias, ministro do TSE 2009-2011; Vânia Siciliano Aieta, pós-doutora em Direito Constitucional.
Também participará do evento Luiz Taro Oyama, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Inscrições no site da OAB – www.oabmaringa.com.br.

EVENTO DO GOVERNO EM SÃO JORGE DO IVAÍ

Amanhã, sexta-feira, dia 25, às 17 horas, em São Jorge do Ivaí, prefeitos da região assinarão convênios com o governo do Estado, em solenidade que contará com a presença da governadora Cida Borghetti.

CÂMARA JOVEM EM MARIALVA

Aconteceu ontem, quarta-feira, às 19 horas, a sessão de posse da Câmara Jovem, em Marialva.

Projeto de educação cidadã muito bem elaborado pela Câmara Municipal de Marialva.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade