Campeonato coloca em campo técnicas de robótica
foto: divulgação/assessoria de imprensa/Unicesumar

Futebol de robôs

Campeonato coloca em campo técnicas de robótica

Tecnologia por Luciana Peña em 04/06/2019 - 11:48

O Campeonato de Futebol de Robôs está sendo realizado na Unicesumar e é uma iniciativa dos cursos de engenharia da instituição. São 12 times e as partidas começaram nessa segunda-feira(3) e vão até sexta-feira (6), pela manhã e à noite. Cada time tem um robô desenvolvido com base nas teorias de mecânica, mecatrônica e tecnologia da informação. Os melhores projetos de robô e controle remoto levam vantagem, porque são aqueles robôs que vão perder menos peças e controles com comunicação mais estável. Mas neste jogo ainda contam a habilidade do jogador e a sorte. Por isso a partida, que dura apenas dez minutos, pode ser muito emocionante. A média é de cinco gols por partida e não existem regras diz o estudante de engenharia mecatrônica Maicon Leles.

Esse jogo a que o Maicon se referiu foi entre o Grêmio e o River Plate. O Grêmio ganhou. É, os robôs levam nomes de agremiações famosas. Hoje também jogaram o Real Madri, o Milan, o Juventus e o Barcelona. A ideia por trás da brincadeira é aplicar na prática conceitos ensinados em sala de aula, explica o professor Leandro Loureiro.

Teve outro lance emocionante nas partidas desta manhã. Um robô perdeu a conexão com a internet bem na hora de fazer o gol. Mas calma, a conexão voltou quando o adversário estava prestes a roubar a bola. E o gol saiu. Quem precisa de Campeonato Brasileiro, Libertadores... quando se tem futebol de robôs, não é mesmo?

Fotos: Divulgação/UniCesumar

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade