Câmara de Graduação aprova atividades não obrigatórias por EAD na UEM
Imagem ilustrativa/Foto: Pixabay/Domínio Público

Primeiro passo

Câmara de Graduação aprova atividades não obrigatórias por EAD na UEM

Educação por Victor Simião em 29/04/2020 - 16:16

A decisão também decide que ações de pesquisa e extensão podem ser feitas pela internet. Atividades obrigatórias ficam suspensas para cursos presenciais. Todas essas medidas ainda precisam passar pelo CEP para serem implementadas.

A Câmara de Graduação da UEM, uma das instâncias que avaliam as medidas da universidade, aprovou uma proposta que permite que sejam feitas atividades não obrigatórias por meio do EAD, o ensino a distância. A medida também autorizou que ações de pesquisa e extensão possam ser realizadas de forma remota. Por outro lado, atividades online ficam suspensas para os cursos presenciais. A decisão é dessa terça-feira (28). 

A aprovação na Câmara de Graduação foi o primeiro passo. A efetivação das medidas depende da aprovação do CEP, o Conselho de Ensino e Pesquisa. A votação está marcada para a tarde desta quinta-feira (30). 

A atividade não obrigatória foi feita para que estudantes que não tenham acesso à internet ou algum tipo de dificuldade não sejam prejudicados nesse momento. 

Devido à pandemia de coronavírus, a Universidade Estadual de Maringá suspendeu as aulas seguindo determinações do Governo Estadual.  Neste ano, o calendário 2020 deveria ter retornado no início deste mês. Por essa razão, não tem havido atividades de modo geral.

Apesar dessa suspensão das aulas, o calendário acadêmico, que rege toda a programação da universidade, está mantido.

Os dois sindicatos que representam servidores técnicos e professores da UEM são contrários ao ensino online para os estudantes de cursos presenciais. 

O presidente da Sesduem, a Seção Sindical dos Docentes, Edmilson Silva, explica o motivo do posicionamento do sindicato. Segundo ele, atividade remota muda o modelo da universidade como é conhecida no momento. [ouça no áudio acima]


Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante