Bloco de partidos com o PT tem influência na política do Paraná
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Bloco de partidos com o PT tem influência na política do Paraná

O Assunto é Política por Diniz Neto em 24/05/2018 - 09:59

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

TEMPO Faltam 136 dias para as eleições, que serão realizadas no domingo, 7 de outubro.

 

SESSÃO DE HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL

A pauta da sessão de hoje tem 12 projetos de lei e 17 requerimentos.

Quatro projetos são de autoria do Poder Executivo: Tem a criação do IPPLAM, a readequação das diárias no Poder Executivo, criando o Programa de Pacificação Restaurativa e reajustando o valor da indenização de alimentação aos médicos do programa Mais Médicos, que passará a ser de R$ 550.

Detalhe interessante: este projeto relativo ao Mais Médicos foi encaminhado à Câmara em janeiro, assinado pelo vice-prefeito Edson Scabora, à época em exercício. Mas o projeto só está entrando na pauta no fim do mês de maio.

Entre os requerimentos, um do vereador Homero Marchese, que solicita à Prefeitura informações sobre quais são as empresas funerárias que prestam serviços como concessionárias públicas. O vereador pede os contratos e pergunta se há previsão para renovação de contratos e mesmo abertura de novas licitações.
Ele também pede os relatórios das concessionárias, dos serviços prestados em 2016 e 2017. Os relatórios devem ser entregues, segundo a lei, até o dia 31 de janeiro do ano seguinte aos serviços prestados.

Um outro requerimento pergunta sobre medidas ou concurso para contratação de professores no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Sandri Meneguetti.

 

BLOCO

O PT está anunciando um bloco, integrado por PT, PDT, PCdoB e PSOL, para votações no Congresso Nacional e também para as eleições 2018.

A formação do bloco interfere diretamente nas articulações políticas no Paraná.

Aqui no estado o pré-candidato a governador pelo PDT busca encaminhar o partido para apoiar Alvaro Dias, do Podemos, para presidente da República, mas o PDT tem Ciro Gomes como candidato.

O presidente do MDB do Paraná também está perto do bloco e parece que aqui no estado poderá não apoiar o candidato a presidente Henrique Meirelles.

São complicadores para os partidos. Teremos que aguardar para ver como se alinharam os partidos no Paraná e quais será as medidas as que direções nacionais tomarão a respeito.

 

CRIMINALIZAÇÃO NA POLÍTICA

Este será o tema da III Conferência de Direito Eleitoral da OAB, no dia 28 de maio, a partir das 19 horas, no auditório Dona Etelvina, no Unicesumar. Inscrições

O debate será sobre a “A Criminalização da Política”, com os convidados Joelson Dias, ministro do TSE 2009-2011; Vânia Siciliano Aieta, pós-doutora em Direito Constitucional.

Também participará do evento Luiz Taro Oyama, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Inscrições no site da OAB.

 

FLEXIBILIZAÇÃO NA SAÚDE

Durante a Marcha dos Prefeitos que está acontecendo em Brasília, o deputado federal Ricardo Barros anunciou, ao lado do presidente Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o decreto nº 9.380/2018 do presidente Michel Temer, que permite que prédios construídos com recursos federais possam ter outra finalidade na saúde, com autorização do Ministério da Saúde. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, pode virar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um Centro de Apoio de Assistência Social (CAPS). Antes a prefeitura tinha que devolver o dinheiro ao tesouro. O decreto de flexibilização foi uma luta da Confederação Nacional dos Municípios, Tribunal de Contas da União e Ministério da Saúde.

 

PISTA OFICIAL DE SKATE

Será assinada hoje, às 15 horas, na Vila Olímpica, ordem de serviço para construção da pista de skate com dimensões olímpicas, no padrão internacional, exigidos pela CBSK, a Confederação Brasileira de Skate.

A ordem será assinada pelo prefeito Ulisses Maia, com a presença do deputado federal Edmar Arruda, que destinou recursos de emenda para a obra.

A pista é um sonho da Associação Maringaense de Skate, à época presidida por Bacurau, hoje gerente da Juventude. A pista terá 1.093 m².

 

APOIO URBANO O movimento dos caminhoneiros tem recebido crescente apoio da comunidade maringaense. Ontem vários movimentos e grupos se mobilizaram.

O vereador Do Carmo está apoiando desde a segunda-feira, o movimento, dedicando inclusive tempo para permanecer com os manifestantes nos pontos de paralisação.

O Movimento Brasil Limpo se mobilizou e está apoiando os caminhoneiros com suprimentos, além de realizar manifestações pela cidade.

O subtenente Ademir Mendes, da PM, está mobilizando militares da reserva para apoiar o movimento.

A paralisação dos caminhoneiros está ganhando adesão de trabalhadores, profissionais liberais, empresários. As pessoas estão se preparando para um movimento por vários dias.

Em Itambé agricultores se somaram aos caminhoneiros, a exemplo do que está acontecendo em Santa Catarina e outros lugares do país e da região.
Vi postagens de também de Astorga, Floraí e outros municípios.

 

PARE ÀS 15 HORAS

Movimento na interne propõe um flash mob gigante hoje, no Brasil, às 15 horas. A proposta é que as pessoas parem seus veículos, onde estiverem, nas ruas e avenidas, às 15 horas, em todo o país, se manifestando contra o preço dos combustíveis e contra o governo.

 

PETROBRAS

Quem tem assistido entrevistas de Pedro Parente, presidente da Petrobras, deve estar percebendo que ele e a sua equipe, nem de longe, está percebendo o momento no país.

 

EVENTO DO GOVERNO EM SÃO JORGE DO IVAÍ

Amanhã, sexta-feira, dia 25, às 17 horas, em São Jorge do Ivaí, prefeitos da região assinarão convênios com o governo do Estado, em solenidade que contará com a presença da governadora Cida Borghetti.

 

CÂMARA JOVEM EM MARIALVA

Aconteceu ontem, quarta-feira, às 19 horas, a sessão de posse da Câmara Jovem, em Marialva.

Projeto de educação cidadã muito bem elaborado pela Câmara Municipal de Marialva.

 

EM MANDAGUARI CONTINUAM DEMISSÕES

O prefeito Romualdo Batistão (PDT) pretende continuar enxugando a máquina e demitindo ocupantes de cargos em comissão.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade