Biógrafo “amaldiçoado” por Roberto Carlos é confirmado na Flim
Foto: extra.globo.com

Festa Literária

Biógrafo “amaldiçoado” por Roberto Carlos é confirmado na Flim

Por Victor Simião em 04/09/2019 - 15:06

Paulo César de Araújo é o segundo nome divulgado pela organização. Jornalista e historiador, ele é autor de biografia que Roberto Carlos impediu que fosse vendida.

 

Player Ouça a reportagem

O jornalista e historiador Paulo César de Araújo é o segundo escritor confirmado na Festa Literária Internacional de Maringá.  O nome dele foi divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura nesta quarta-feira (04). Autor dos livros “Eu não sou cachorro, não”, “Roberto Carlos em Detalhes” e “O Réu e o Rei”, Araújo é uma das principais figuras brasileiras no debate relativo à liberdade de expressão.

No fim de 2006, ele publicou  a biografia “Roberto Carlos em Detalhes” pela editora Planeta.  O cantor acionou os advogados e proibiu a venda do livro em janeiro de 2007. Araújo, que tentou por anos conversar com o rei, acabou sendo “amaldiçoado”. O caso é considerado emblemático na Justiça, na discussão envolvendo a privacidade de figuras públicas.  

Todo o processo foi relatado no livro seguinte de Paulo César de Araújo, “O Réu e o Rei”, publicado em 2014 pela Companhia das Letras. 

Em 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu que jornalistas podem publicar biografias não autorizadas de figuras públicas. E o caso envolvendo Roberto Carlos foi lembrado. Desde então, o jornalista vem dizendo que prepara mais uma obra sobre o cantor.

Aos 57 anos, o biógrafo também é professor e dá aulas na PUC, no Rio de Janeiro. 

Em uma entrevista ao Canal Futura, em 2016, o jornalista contou que foi um choque saber que Roberto Carlos iria entrar na Justiça contra ele. 

A Flim ocorre em novembro, entre os dias 06 e 10, no estacionamento ao lado do Estádio Willie Davids.  O tema desta sexta edição é “Conexões”. O primeiro nome divulgado para o evento foi o da ruandesa Scholastique Mukasonga.  A curadoria da festa é do jornalista Rogério Pereira. 

 

Notícias da mesma editoria