Beto Richa entrega cargo para a vice, Cida Borghetti
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Beto Richa entrega cargo para a vice, Cida Borghetti

O Assunto é Política por Diniz Neto em 06/04/2018 - 09:56

TEMPO. Faltam 184 dias para 7 de outubro. Termina hoje o prazo de filiações. Faltam 2 dias para o fim do prazo de filiações e desincompatibilizações para pré-candidatos às eleições deste ano.

DE CURITIBA.

Beto Richa está entregando hoje o cargo para a vice, Cida Borghetti.

Beto Richa foi o quinquagésimo sexto governador do Paraná. Cida realizará o quinquagésimo sétimo mandato na chefia do Poder Executivo do Paraná. Ela é a primeira mulher a assumir de forma definitiva o governo do Paraná.

Detalhes: Beto é filho de José Richa, que foi prefeito de Londrina e governou o Paraná de 5 de março de 1983 até 9 de maio de 1986.

Depois de governador, José Richa foi senador pelo Paraná, de 1987 a 1995.

Seu filho deixa o governo hoje justamente para repetir os passos do seu pai, sendo candidato ao Senado.

Cida Borghetti chega ao cargo com o fato inédito de ser a primeira mulher a governar o Paraná.

Seu mandato é marcado por militância na luta contra o câncer, em especial o câncer de mama.

Como deputada estadual e federal, dedicou-se a projetos importantes para as crianças e adolescentes, sendo a presidente da comissão especial que aprovou, por unanimidade, o Marco Legal da Primeira Infância, considerada a lei mais avançada no mundo na proteção e atenção às crianças de zero a seis anos.

Vida pública:

Beto Richa

56º governador do Paraná

Deputado estadual 1995 a 2001

Vice-prefeito de Curitiba 2001 a 2005

Prefeito de Curitiba 2005 a 2010

Governador 2011 a 2018.

Nasceu em Londrina, em 29 de julho de 1965

Filho da dona Arlete e José Richa

 

Cida Borghetti

57ª governadora do Paraná - primeira mulher governadora

Deputada estadual 2003 a 2011

Deputada federal 2011 a 2015

Vice-governadora de 2015 a 2018

Nasceu em Caçador - SC - 18 de fevereiro de 1965

Filha da dona Ires Anna e Severino Ivo Borghetti

EXPECTATIVA.

Beto Richa encerra o seu segundo mandato consecutivo de governador comemorando o sucesso de um programa de ajuste fiscal, iniciado no seu segundo mandato.

As dificuldades políticas da implantação do ajuste, em 2015, foram premiadas com os bons resultados do programa.

A economia do Paraná tem crescido, mesmo em tempos de estagnação do PIB Brasileiro.
O estado vem alternando com o Rio Grande do Sul o posto de 4ª maior economia estadual do Brasil.

Há uma natural expectativa quando ao governo de Cida Borghetti. Quais serão suas prioridades? O que mudará? Qual será o seu estilo pessoal de governar, que políticas públicas e administrativas proporá.

Ela também deverá ser candidata à reeleição, nas eleições deste ano.

DE SAÍDA. Saem hoje do governo vários secretários e assessores. Desincompatibilização para serem candidatos nas eleições 2018.

Deixam seu cargos hoje: Valdir Rossoni (Casa Civil), deputado federal; Michele Caputo Neto (Saúde), estadual, Norberto Ortigara (Agricultura), vice ou federal; João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), estadual; José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), federal; Artagão Junior (Justiça, Trabalho e Direitos Humanos) e Douglas Fabrício (Esporte e Turismo) voltam à Assembleia e serão candidatos à reeleição; Mounir Chaowiche (Sanepar), federal, e Marcos Traad (Detran), estadual.

Wilson Quinteiro deixa a presidência da Paranaprevidência. Ele será candidato a deputado estadual, pelo PSDB.

COM O PRESIDENTE Cida Borghetti (PP) vai a Foz no Iguaçu recepcionar o presidente Michel Temer (MDB) no sábado (7) pela manhã. Será a primeira agenda no interior no cargo de Governadora do Estado. Temer e Cida participam do 3º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping. Maior evento do país, reúne mais de 200 empresários, economistas, especialistas e de representantes do setor público.

Entre os confirmados estão Flávio Rocha (CEO da Riachuelo), Alexandre de Moraes (ministro do STF), Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados), Nabil Sahyoun (presidente da Alshop), Alberto Saraiva (fundador Habib´s), Luiz Costa (presidente Record TV) e Carlos Amastha (Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos).

PRESENTE. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, viaja a Curitiba para acompanhar a transmissão de cargo.

A solenidade de hoje, em Curitiba, levará à capital muita gente. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de políticas de todas as regiões do estado confirmaram presença.

VAI E VEM O vai e vem nos partidos não tem sido só de filiações. De informações também.

Depois de anunciarem novo presidente em Maringá, Eliseu Chociai, presidente estadual do Podemos, confirmou que Carlos Augusto Ferreira, o Carlão, vai continuar presidindo o partido em Maringá.

REQUIÃO FORA DO PDT.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, garantiu a Osmar Dias que o senador Roberto Requião não virá para o partido.

MUNICÍPIOS

VERDES. Wlademir Garbúggio será mesmo candidato a deputado federal pelo PV, em Sarandi e região. Zinho será candidato a deputado estadual.

PSOL O Partido Socialismo e Liberdade pretende reativar seu diretório provisório em Sarandi. Atualmente, o partido tem seis filiados. A ideia é ampliar as filiações para formara uma executiva municipal.

VANDALISMO O painel de controle do poço artesiano no bairro São José, em Sarandi, foi destruído na noite de quinta-feira. 36 bairros ficaram sem água.

MANDAGUARI A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, estará em Mandaguari nesta sexta-feira, 6 de abril.

AÇÃO CONJUNTA O atendimento será das 13 às 17 horas, na Praça Independência, uma ação conjunta do Estadoa, da Prefeitura, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e outros parceiros.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade