Aumento de ICMS pode inibir investimentos e reduzir arrecadação, diz Fiep
Foto: Freepik

Economia

Aumento de ICMS pode inibir investimentos e reduzir arrecadação, diz Fiep

Economia por Luciana Peña em 24/11/2023 - 17:20

O Governo do Estado anunciou que pretende aumentar em 0,5% o ICMS modal com a justificativa de que irá perder arrecadação com a reforma tributária. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) se manifestou contra o aumento e abriu um diálogo com o governo. O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, diz que a reforma ainda não foi aprovada e por isso não se sabe se haverá prejuízo para os estados. Além disso, o aumento de ICMS não garante aumento de arrecadação, pelo contrário, empresas podem deixar de investir com queda de arrecadação. O movimento de aumento de imposto começou por estados das regiões norte e nordeste do país, que, segundo Vasconcelos, não impactam significativamente no bolo arrecadado em toda a União. 

O Governo do Estado está se manifestando sobre o assunto apenas por meio de nota.Confira abaixo a nota enviada pela Secretaria de Fazenda do Paraná:

“Com o objetivo de equilibrar as distorções de arrecadação que podem ser provocadas pela reforma tributária, o Governo do Paraná deve alterar a referência da alíquota modal do ICMS de 19% para 19,5%, um reajuste de 0,5%, a partir de 2024. O projeto de lei ainda está sendo estudado pela Secretaria da Fazenda e será encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Isso acontece porque as participações de cada estado no total arrecadado pelo IBS (novo imposto pós-reforma) dependerão da receita média de cada ente federativo com o ICMS entre 2024 e 2028. Desse modo, quanto maior a arrecadação de um estado com o ICMS nesse período, maior será o fluxo de recursos do IBS a ele destinado até 2078 (prazo da transição).

Nos últimos anos houve alterações impositivas na legislação do ICMS, as quais reduziram a capacidade de gerar receitas, especialmente nos setores de energia elétrica, telecomunicações e combustíveis. Ainda assim, o Paraná mantém as contas equilibradas e tem boa Capacidade de Pagamento (Capag) e notas altas nas agências de classificação de risco.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade