Atividade gera renda e é uma terapia
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Dia do Crochê

Atividade gera renda e é uma terapia

Cidade por Luciana Peña em 16/09/2019 - 12:12

Com a valorização do artigo artesanal, mais personalizado do que o industrial, o crochê está sendo resgatado. Nesta segunda-feira(16), um evento em Maringá comemorou o Dia do Crochê.

O crochê para muita gente lembra infância. Vem à mente a imagem da avó com agulha na mão e o novelo de linha no colo. Mas nem todas as avós conseguiram passar adiante a técnica do crochê, ainda mais depois que a indústria começou a produzir em série artigos de linha. Mas o crochê sobreviveu e está ganhando fôlego em pleno século da tecnologia. O que os consumidores  querem agora é o produto personalizado, feito sob medida, diz a professora de crochê do Senai, Fabiana da Cruz.

Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Maringá promoveu um café da manhã, com música ao vivo para homenagear os artesãos que se dedicam ao crochê.  No dia 12 de setembro foi comemorado o Dia do Crochê. O secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Favoto diz que a atividade gera renda para muitas famílias na cidade.

E um curso oferecido pela prefeitura está ensinando mulheres a fazer crochê como fonte de renda e até terapia. A Zélia Rocha sabia muito pouco de crochê. Em apenas quinze dias de aulas já fez dois tapetes. Mas o melhor é que o crochê é uma distração.

Maringá tem 16 associações de artesanato credenciadas, com 300 artesãos

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade