Aplicativo 190 começa a funcionar em Maringá
Foto: Victor Simião/CBN Maringá

Tecnologia e Segurança

Aplicativo 190 começa a funcionar em Maringá

Segurança por Victor Simião em 02/12/2019 - 18:15

Lançamento da ferramento ocorreu nesta segunda-feira (02). Em 2018, o programa começou a funcionar em Curitiba e outras cidades do estado. 7,5 mil ocorrências já foram registradas.

A Polícia Militar do Paraná vem se atualizando. A medida mais recente, em Maringá, é a utilização do aplicativo 190. Desenvolvimento pelo Estado em 2018, a ferramenta estava disponível apenas para Curitiba e outras poucas cidades. O programa chegou a ser anunciado para o primeiro semestre deste ano na cidade, mas, de fato, só começou a funcionar nesta segunda-feira (02). Uma espécie de cerimônia foi realizada na Associação Comercial e Empresarial de Maringá. 

O aplicativo 190 PR está disponível para os sistemas android e IOS. Para utilizá-lo é necessário se cadastrar. Desde o ano passado,  19 mil pessoas já se registraram no programada. A Polícia Militar realizou 7 mil e quinhentos atendimentos por conta do aplicativo. O número de trotes ficou bem baixo: quatro, apenas. E as quatro pessoas foram presas.

No aplicativo é possível explicar a ocorrência, enviar fotos. A solicitação é feita e vai para uma central, que daí comunica os policiais que estiverem na rua.  Além disso, é uma ferramenta que permite que pessoas com algum tipo de deficiência possam procurar a PM, disse o tenente Rodrigo Walesko, responsável pela apresentação do aplicativo na Acim.

O aplicativo pode ser utilizado para qualquer ocorrência. Para a Polícia Militar, as vantagens são o custo e fato de evitar o trote, explicou o tenente.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade