Alta no preço da carne de boi faz consumidor adaptar cardápio
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Carne

Alta no preço da carne de boi faz consumidor adaptar cardápio

Economia por Luciana Peña em 09/12/2019 - 11:57

MInistério da Agricultura anunciou que preço vai se estabilizar, mas enquanto isso o ovo e o peixe ganham mais espaço na mesa do dia a dia.

As exportações de carne de boi brasileira para a China puxaram a alta do preço em novembro no mercado interno. O consumidor sentiu no bolso e na mesa. O bife do dia a dia foi substituído pela proteína do ovo em muitas casas. Foi o que aconteceu na cozinha da Maria Linda da Silva.

É o mesmo que está acontecendo na casa do Iles Donizete. Até o churrasquinho do fim de semana ficou prejudicado.

A CBN conversou com um gerente de restaurante. Ele não quis  gravar entrevista mas disse que o restaurante ainda não está substituindo a carne do cardápio, mesmo porque o frango também está mais caro. Mas a empresa que só tinha um fornecedor decidiu variar em busca de um fornecedor mais em conta. Já no açougue no centro da cidade o movimento caiu um pouco. Foi um reflexo tímido, sinal de que os clientes assimilaram a alta no preço diz o açougueiro Anderson Mota.

De acordo com o Ministério da Agricultura os preços da carne recuaram na primeira  semana de dezembro e a expectativa é que se estabilizem nos próximos dias.