A vitória do Lambari - História das Eleições

Podcast

A vitória do Lambari - História das Eleições

Podcast por Reginaldo Dias em 05/10/2020 - 12:26

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 11º episódio:

 

Olá, pessoal, nossa máquina do tempo está ancorada hoje em 1964. Vou narrar para vocês como ocorreu a eleição do prefeito Luiz de Carvalho.


Eleito em uma disputa acirrada em 1960, o prefeito João Paulino Vieira Filho chegou a 1964 com a avaliação em alta e com a liderança política consolidada. Em 1962, por exemplo, havia lançado um desafio à cidade: se a população não votasse em seus candidatos a deputado, renunciaria ao cargo de prefeito. Não foi preciso. Seu apelo foi ouvido e seus candidatos foram eleitos. No caso, o deputado estadual Tulio Vargas e o deputado federal Renato Celidônio.


O grande rival de João Paulino na liderança política da cidade era o deputado estadual Haroldo Leon Peres, chefe político da UDN.

Em 1964, o prefeito João Paulino arregaçou as mangas para fazer o seu sucessor. Ele ungiu o médico e vereador Luiz de Carvalho com seu apoio. O líder empresarial Ivo Assman compôs a chapa como vice-prefeito. Luiz de Carvalho vinha de dois mandatos bem avaliados como vereador e tinha vida política própria. Com o apoio do prefeito, sua candidatura se tornou muito forte. Além de pedir votos, João Paulino articulou uma amplíssima coligação partidária e isolou a UDN. Na prática, eram todos os partidos contra a candidatura da UDN.


O candidato da UDN foi o advogado Adriano Valente. Em 1960, Valente havia sido cotado para ser candidato a prefeito, mas aguardou a sua vez, que chegou em 1964. O candidato a vice foi o médico e vereador Jorge Sato. Apesar do seu prestígio pessoal e do eleitorado cativo de sua legenda, Adriano Valente enfrentou a ampla aliança de forças articulada pelo prefeito João Paulino para sustentar a candidatura de Luiz de Carvalho.


No final, Luiz de Carvalho venceu com 57% dos votos.


Adriano Valente lamentou que seu partido tenha decidido não fazer alianças, essa a razão de sua derrota. Por sua vez, Luiz de Carvalho avaliou que, sem as amplas alianças, ele teria perdido a eleição.


O tempero da campanha foi garantido pela instrumentalização de uma frase desastrada de Haroldo Leon Peres


Quando a campanha estava em fase de aquecimento, o deputado Tulio Vargas, aliado do prefeito João Paulino e apoiador de Luiz de Carvalho, criticou Leon Peres.
Como escreveu o grande cronista Antônio Augusto de Assis, para diminuir a importância de Tulio Vargas, Leon Peres desdenhou e disse: ‘não vou perder tempo com lambari ...quero falar mesmo é com os tubarões”.


Leon Peres se dirigia a Tulio Vargas, mas os estrategistas da campanha de Luiz de Carvalho não desperdiçaram a chance e incorporaram o Lambari como o símbolo da campanha.


Para cimentar a identificação com o povão, eles diziam: “Nós, os lambaris, os homens simples do povo, fomos insultados pelo dr. Haroldo, mas vamos dar o troco nas urnas”.


Muitos anos depois, o prefeito eleito se lembrou com emoção da vitória: “o resultado foi que lambarizada votou no Luiz de Carvalho. Esse foi um lema que valeu mesmo”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade