A questão é o comportamento de cada um
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

A questão é o comportamento de cada um

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/04/2020 - 08:00

O vereador Jean Marques conseguiu na Justiça uma liminar, impetrou Habeas Corpus que suspende o toque de recolher em Maringá, implantado por decreto do poder municipal. Marques considera que a medida que impede a circulação de pessoas das 21h às 9h é inconstitucional, fere o direito de ir e vir. Além disso, o parlamentar afirma que ela não traz nenhum benefício para a contenção da contaminação do novo coronavírus.

Jean Marques está certo. As medidas impostas pela prefeitura municipal não conseguiu evitar que a cidade tivesse um número maior de mortos para cada 100 mil habitantes em todo o Paraná. Ficando à frente de Curitiba. Hoje, até este momento, são 5 óbitos pela covid-19. 

Considero que não são as medidas de fechamento de boa parte do comércio que irá reduzir a propagação do vírus. O que tem eficiência são os cuidados que as pessoas devem tomar nos ambientes onde estão. O distanciamento, higiene pessoal e o isolamento social do grupo de risco devem ser levadas a sério. 

Nas empresas que retornarem  teve se obedecer a critérios rigorosos para evitar aglomeração, impor o uso de máscaras e a limpeza das mãos com água e sabão e álcool em gel. Tudo isso conta. 

O poder público deve colocar seus esforços para fiscalizar o comportamento da sociedade e incentivar denúncias de cidadãos que percebam que as medidas de higiene e distanciamento não estejam sendo cumpridas. 

Se pegarmos o exemplo da dengue teremos uma medida do maior obstáculo que temos hoje para podermos ter o retorno de parte considerável das atividades econômicas, o comportamento de cada um. Se o mosquito da dengue se prolifera em áreas onde falta o cuidado com a limpeza dos espaços privados. Pois é nele que se tem acúmulo de água e a proliferação de focos de larvas do aedes-aegypti. A proliferação da covid-19 tem nos descuidos particulares o seu maior meio de transmissão.



Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade