A insuportável lentidão dos governos
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

A insuportável lentidão dos governos

O Assunto é Política por Diniz Neto em 06/03/2019 - 10:02

Como falamos aqui no final de fevereiro, os primeiros dois meses dos novos governos foram marcados pela espera da posse dos deputados e senadores, pelas eleições nas assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado, pela formação dos blocos partidários, escolha dos líderes e dos membros das comissões.

Janeiro foi de discursos, fevereiro evaporou. E aí começou março, de cara com o Carnaval.

Nesta quarta-feira de cinzas, dissemos ontem, há uma expectativa de que o ano comece. Mas quando será que vai começar? Hoje à tarde? Amanhã? Semana que vem? Em abril? Maio talvez?

Há muitas coisas urgentes a fazer e resolver. Porém, a efetividade não tem sido a marca do governo federal, nem do governo do Paraná e, pelo que parece, de nenhum dos governos estaduais.

Além do compasso de espera, a falta de conhecimento de gestão pública e a inexperiência de governantes no Poder Executivo tem gerado, inclusive, alguns micos e dissabores. Seria bom, também, se a espera e as pausas estivessem ligadas apenas a isto. Parece que há mais. Vamos aguardar, torcendo para o ano e os governos começarem.

 GOVERNOS LENTOS

A falta de planejamento, a burocracia e corporativismo são problemas centrais das gestões públicas. Os governantes não podem cobrar dos servidores e equipes aquilo que não estabelecem como padrão de trabalho.

Em Maringá, por exemplo, o atual governo começou nos braços dos servidores, mas o distanciamento é, a cada dia, mais evidente. E não é apenas no quesito salarial.

Setores e equipes não interagem. Parece não haver um plano geral de ação e há um indisfarçável descontentamento.

Há mais. Por exemplo: Os mutirões de limpeza. Pararam? Pararam por que? A isto deve se somar a falta de limpeza e conservação de ruas, avenidas e praças. Chama a atenção a falta destes serviços e pequenas obras. Parece não haver um cronograma. Recebi uma informação de que está havendo uma dificuldade para manter em funcionamento a frota de veículos e equipamentos.

Para complicar, o Tribunal de Contas suspendeu a licitação para varrição. E agora, qual é o plano?

 AGENTES DA DENGUE

Uma pessoa me conta que caminha todos os dias no seu bairro e bairros vizinhos. Percebe sempre lixo nos terrenos vazios e, às vezes, até algumas irregularidades em residências.

Em conversa com agente da dengue procurou ajuda para tentar agilizar a limpeza desses terrenos. Ouviu que nada poderia ser feito. A saída seria uma ligação desta pessoa para o 156.

Como assim? Os agentes andam de casa em casa, de empresa em empresa, passam por terrenos com problemas e não podem notificar? Não há previsão para o óbvio?

De fato, a informação é surpreendente. E mais: se não há orientação e uma norma sobre este procedimento, a falha não é da agente, é do seu setor, é da administração.
Isto precisa ser verificado.

  SOS ANIMAL

Uma pessoa percebe um cão doente perto da sua empresa.

Liga para o SOS Animal.

Do outro lado, quem atende diz que nada pode ser feito. Não há como ir ao local e nem lugar para abrigar o cachorro.

Inevitável então a pergunta: Mas o que é então a Diretoria de Bem-Estar Animal? Para que serve? E a publicidade feita sobre o avanço para Maringá?

  SAÚDE DO HOMEM

Cidadão com mais de 60 anos vai ao posto de saúde da Zona Sul. Objetivo é marcar uma consulta para o programa “Saúde do Homem”. Ele já foi atendido no posto, não é a primeira vez. O posto tem médico à noite, justamente para atender a quem trabalha.

O cidadão recebe a informação de que a consulta pode acontecer daqui a um mês, pela manhã. Ele explica que trabalha e pede para que a consulta seja agendada para a noite.

Recebe a informação de que pelo seu endereço, que é próximo do posto, não pode ter consulta à noite, tem que ser pela manhã.

Questões de bom senso, que podem ser facilmente resolvidas. Como a falta de médicos para atender nas UPAs no feriado prolongado. Detalhes de gestão pública que podem parecer insignificantes para a administração e que, no entanto, fazem muita diferença, toda a diferença para as pessoas, para a população, aliás, razão única da existência da gestão pública.

Em cada área da administração é preciso que o gestor tenha pessoas dedicadas a acompanhar o que está ou não acontecendo. Por que ruas e avenidas da cidade, até mesmo nas regiões centrais, as mais movimentadas, estão com meios-fios quebrados, mato e sujeira? Quem é o responsável por fiscalizar estas condições? Qual é o cronograma e o plano de ação para estes serviços e pequenas obras?

Quem faz a escala de médicos, especialmente em feriados prolongados? A escala é fiscalizada?

Quem acompanha a rotina dos postos de saúde? Por que se complica a vida de trabalhadores ao invés de ajudar no tratamento preventivo de saúde?

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade