13º na conta, tensão em Curitiba

O Assunto é Política

13º na conta, tensão em Curitiba

O Assunto é Política por Diniz Neto em 04/12/2019 - 10:09

 

Na coluna de hoje:

- DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA

- 13º NA CONTA

- GREVE E TENSÃO EM CURITIBA

- ENSINO NOTURNO

- NÃO VAI ACABAR

- HOMENAGEM AO CABO ZÉ MARIA

- MULHERES EMPODERADAS

 

4 de dezembro, quarta-feira. Faltam 27 dias para o fim do ano.

 

DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA

Data em homenagem à fundação, em 4 de dezembro de 1936, da "Asociación de Jefes de la Propaganda", em Buenos Aires. Até 1970, a data era latino-americana. A partir deste ano ganhou caráter mundial.  

 

Hoje também é:

Dia do Orientador Profissional e Dia do Perito Criminal.

------

13º NA CONTA

Dever depositado hoje, quarta-feira 4 de dezembro, o pagamento 13º de 300 mil servidores estaduais, pensionistas e aposentados.  

Entre 29 de novembro e 23 de dezembro o Governo do Estado vai injetar quase R$ 6 bilhões na economia paranaense. O valor se refere somente à folha de pagamentos dos servidores públicos. O décimo terceiro foi antecipado para hoje, dia 4, e os vencimentos de dezembro e o terço de férias para o dia 23. Na sexta-feira, dia 29 foi depositado o salário de novembro.

 

GREVE E TENSÃO EM CURITIBA

Ontem professores em greve, de todas as regiões do Paraná, se encontraram em Curitiba. Concentrados na praça dos três poderes, invadiram a Assembleia Legislativa.

A PM foi hostilizada, mas não reagiu.

Houve um confronto direto com o deputado estadual Soldado Adriano José (PV), de Maringá, que andou em meio aos manifestantes. Ele reclamou de depredações e pichações. Disse que este tipo de ação com certeza não é de professores, é de vândalos.

 

DINHEIRO PARA A SAÚDE

Recebi dos deputados Delegado Jacovós (PL) e Soldado Adriano José (PV) informações sobre a liberação de 78 milhões para santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná.

O repasse foi anunciado em evento no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os recursos eram muito esperados pelos hospitais e são importantes para o atendimento à população.

O deputado Delegado Jacovós destacou o atendimento da região do Vale do Ivaí, com liberações para Apucarana e Jandaia do Sul, para a Santa Casa de Maringá e município da região.

O Soldado Adriano José, vice-líder do governo, também destacou a liberação para Maringá. Ele foi atendido, especificamente, em relação à Santa Casa de Goioerê.

O governador Ratinho Junior elogiou os deputados estaduais da base pelo apoio a medidas que possibilitam ao Governo planejar investimentos na saúde e outras áreas prioritárias do Paraná.

 

ENSINO NOTURNO

Por iniciativa do vereador Professor Niero (PV), com a coautoria de mais nove vereadores, foi aprovada uma moção de repúdio ao remanejamento de turmas do Ensino Médio noturno para diurno, a partir de 2020. O documento será encaminhado ao governador Ratinho Jr. alegando que a decisão poderá causar severo prejuízo aos estudantes que não têm como estudar pela manhã ou tarde. A justificativa do Estado é a evasão escolar que, ano passado, chegou a 3,6% em turmas do período diurno e 17,6% no período noturno.

“O Estado precisa melhorar a educação, criar situações que motivem a criança, o adolescente e o adulto a procurarem um ensino regular de qualidade. Com melhor qualificação, o cidadão terá condição de produzir melhor e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento pessoal e familiar. E esta proposta de remanejamento poderá dificultar a vida de muita gente que só tem o período da noite para estudar. Isso sem falar que a classe dos professores está perdida, sem poder se organizar para o ano que vem”, argumentou o vereador Professor Niero, autor da moção, a qual recebeu a assinatura da maioria dos vereadores.

 

NÃO VAI ACABAR

Diante da preocupação geral dos paranaenses e também da afirmação de que o Ensino Médio Noturno vai acabar no Paraná, a Secretaria da Educação emitiu uma nota com diversos esclarecimentos e alertando para as chamadas fake news a respeito do tema.

“O Ensino Médio noturno não será encerrado. O planejamento escolar prevê, para o ano letivo de 2020, 100 mil vagas para o período. Se houver necessidade de abertura de vagas para atender mais alunos, a Secretaria garante a oferta.

Buscando democratizar o acesso ao Ensino Médio, a Secretaria ampliou a oferta de vagas para o período diurno, uma vez que em muitos municípios a única opção do estudante era cursar o noturno. Nas instituições de ensino em que há disponibilidade de espaço físico (salas de aulas ociosas) no período da manhã e/ou tarde, os alunos poderão optar pelo Ensino Médio diurno”, informa a Secretaria de Educação do Paraná.

 

HOMENAGEM AO CABO ZÉ MARIA

O Cabo Zé Maria, que foi vereador de Maringá por mais de 10 anos, em três legislaturas e atualmente chefia a Junta Municipal de Serviço Militar, foi homenageado na Câmara Municipal, recebendo o brasão do Município e o título de “Mérito Comunitário”.

A homenagem foi proposta pelo vereador Mario Verri (PT).

 

MULHERES EMPODERADAS

A Secretaria da Mulher de Maringá vem realizando um trabalho intenso, com eventos e cursos importantes.

Um deles merece registro: Projeto Florirá, que capacitou 700 mulheres em 45 cursos nas áreas de costura industrial, artesanato, gastronomia e beleza. A cerimônia de formatura, no Teatro Calil Haddad, contou com a participação de 400 alunas. Foi um evento muito bem organizado.

Segundo a secretária da Mulher, Claudia Palomares, essa foi uma conquista muito importante, pois além de valorizar, possibilita às mulheres oportunidades de autonomia financeira e inclusão no mercado.

A Semulher atua no apoio às mulheres com ações diversas, como os “16 dias de ativismo”, com 20 diferentes atividades de enfrentamento à violência contra a mulher e o projeto “Cuidar de quem cuida”, que realiza rodas de conversas com mães de pessoas com deficiência e psicólogos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade